O telescópio especial eROSITA, da missão Spektrum-Röntgen-Gamma, levada a cabo pela agência espacial russa (Roscosmos) e alemã (DLR), foi colocado em órbita em 2019. Com a invasão russa da Ucrânia, a Alemanha decidiu desligar o telescópio a 26 de fevereiro deste ano. No entanto, a Rússia parece ter outros planos e está a tentar retomar as operações do eROSITA unilateralmente.

Numa recente entrevista à televisão russa, Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, revelou que deu instruções para que o lado alemão da missão fosse reativado, avança o website Deutsche Welle. Note-se que, além do telescópio eROSITA, a Spektrum-Röntgen-Gamma é também composta pelo instrumento ART-XC, desenvolvido pela Rússia.

As equipas de especialistas russos vão continuar o seu trabalho apesar da “insistência da Alemanha”, afirmou o responsável, acrescentando que a “Roscosmos vai tomar decisões relevantes num futuro próximo”.

Já na Alemanha, o coordenador científico da missão Spektrum-Röntgen-Gamma sublinhou que quaisquer tentativas para reiniciar o telescópio sem colaboração dos especialistas alemães poderão ser prejudiciais para o equipamento.

ESA suspende envio de robot para Marte. Rússia quer enviar a sua própria missão robótica ao planeta
ESA suspende envio de robot para Marte. Rússia quer enviar a sua própria missão robótica ao planeta
Ver artigo

Recorde-se que, após a invasão russa da Ucrânia, a agência espacial europeia (ESA) suspendeu a colaboração com a Rússia em várias missões planeadas. Ainda em março, a ESA anunciou a suspensão do envio do robot Rosalind Franklin, da missão ExoMars,  para Marte devido à impossibilidade de manter a cooperação com a Roscosmos.

Os lançamentos programados de satélites com foguetões russos Soyuz foram igualmente suspensos, na sequência da decisão da Roscosmos de retirar o seu pessoal da base espacial europeia, em Kourou, na Guiana Francesa. Já em abril, a ESA decidiu suspender a sua cooperação nas missões lunares russas na sequência da guerra na Ucrânia.

O envolvimento da Rússia na Estação Espacial Internacional também pode estar em causaexecutivos da Roscosmos já chegaram a afirmar que sem a colaboração do país a ISS pode perder o controle e despenhar-se.

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode colocar em risco o futuro da Estação Espacial Internacional
Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode colocar em risco o futuro da Estação Espacial Internacional
Ver artigo

Em março a Roscosmos deu a conhecer que tem uma licença do governo russo para se manter em operações na ISS só até 2024. Em declarações à Tass, a agência espacial afirmou que, tendo em conta o atual contexto de conflito, há dúvidas em relação à extensão deste acordo.

A Roscosmos espera que o governo norte-americano deixe de pressionar a NASA de modo a iniciar um processo de diálogo com a Rússia, indicando que, se não for possível chegar a um acordo, tal terá um impacto no programa da ISS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.