"A agressão russa contra a Ucrânia e as sanções postas em prática representam uma mudança fundamental de circunstâncias e impossibilitam a ESA de executar a cooperação lunar planeada", justifica o comunicado. A ESA já tinha avançado com a suspensão do envio da missão a Marte que estava planeada em conjunto com a Rússia mas não com a missão à Lua, mesmo depois da condenação generalizada da invasão por parte da comunidade internacional.

A Rússia pretende enviar dois robôs para explorar a superfície da Lua, em particular o polo Sul, onde há gelo nas suas crateras, e um satélite para cartografar esta região.

O envolvimento da ESA incluía instrumentos que a agência irá agora testar com recurso a outras parcerias, nomeadamente com as congéneres norte-americana NASA e japonesa JAXA.

A ESA pediu à agência espacial russa (Roscosmos) para que devolva os instrumentos já fornecidos. A Agência Espacial Europeia tem 22 Estados-membros, incluindo Portugal, que aderiu à agência em 2000.

Chefe da Agência Espacial Russa avisa que sanções ocidentais podem causar queda da Estação Espacial
Chefe da Agência Espacial Russa avisa que sanções ocidentais podem causar queda da Estação Espacial
Ver artigo

Após o anúncio da Agência Espacial Europeia, a Rússia comunicou que a suspensão da cooperação lunar com os europeus não afetará o lançamento das missões. A primeira delas, que consiste no envio de um robô, está agendada para julho depois de um adiamento feito no ano passado.

Em março, a ESA suspendeu a cooperação com a Roscosmos numa missão robótica a Marte, a ExoMars, que tinha lançamento previsto para setembro após vários atrasos. Agora, o envio do robô europeu para Marte fica adiado para pelo menos 2026.

O envolvimento da Rússia na Estação Espacial Internacional também pode estar em causa e executivos da Roscosmos já chegaram a afirmar que sem a colaboração do país a ISS pode perder o controle e despenhar-se. Apesar do conflito, os astronautas europeus e norte americanos e os cosmonautas russos têm mostrado uma relação harmoniosa no espaço e ainda na semana passada regressaram a Terra juntos.

Astronautas russos vestiram cores da Ucrânia em solidariedade com o país? Roscosmos nega teoria
Astronautas russos vestiram cores da Ucrânia em solidariedade com o país? Roscosmos nega teoria
Ver artigo

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais mais de 4,6 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.