Previsto inicialmente para o passado sábado, 24 de agosto, a SpaceX vai avançar durante a segunda-feira com um novo teste do Starhopper, o que poderá ser o maior salto do pequeno protótipo do foguetão de testes da Starship, a nave que a empresa de Elon Musk pretende enviar para Marte. Foi o próprio magnata que revelou este sábado no Twitter o adiamento, confirmando a “luz verde” da FAA para uma janela de lançamento entre os dias 26 a 29 de agosto.

O novo teste vai decorrer em Boca Chica, no Texas, perto da fronteira com o México, e tudo parece estar a postos, visto que as autoridades locais fizeram circular a notícia para avisar a população a ter atenção às atividades relacionadas com voos espaciais, avança a CNet.

tek starhopper

Faz exatamente um mês que o Starhopper deu o seu maior “salto”, de 20 metros, concluindo com sucesso os planos da SpaceX, depois de contratempos em testes anteriores que levaram mesmo o motor Raptor a incendiar-se. Para o novo “salto”, a FAA elevou um pouco mais a fasquia e autorizou um salto de 25 metros (82 pés).

O pequeno Starhopper tem sido utilizado para continuar a desenvolver e melhorar o motor do foguetão Raptor, que será utilizado futuramente em voos mais ambiciosos, na Starship que pretende levar o Homem a Marte. E há grandes expetativas para este novo teste, já que se tudo correr como planeado, Elon Musk pretende fazer a apresentação pública do Starship MK1, já com os três Raptores instalados, as “barbatanas” e o equipamento de aterragem instalados, em meados de setembro.