Depois de ter cumprido com sucesso mais um teste com o SN6, um dos protótipos da Starship que um dia poderá levar o Homem a Marte, a SpaceX prepara-se para voos ainda mais altos. De acordo com o CEO Elon Musk, o novo SN8 estará pronto dentro de uma semana e, em breve, a empresa vai pô-lo à prova num teste de voo onde se espera que atinja uma altitude de quase 20 quilómetros.
No Twitter, o magnata revela que a nova “torre de água” voadora vai passar a ter um cone no topo e abas nas laterais, fazendo com que o seu aspeto se aproxime mais ao de uma nave espacial. Recorde-se que Elon Musk já tinha confirmado anteriormente as intenções de adicionar mais componentes aos protótipos e de começar a realizar testes a altitudes mais ambiciosas.
A aterragem do SN8 é vista como um dos principais desafios do teste de voo. Como é possível ver na animação criada pelo canal de YouTube C-bass Productions, os motores Raptor serão desligados e as abas lateriais serão essenciais para guiar a nave de volta ao local onde foi lançada.
Se tudo correr como planeado, o teste de voo do SN8 representará um importante marco para a SpaceX, aproximando-a cada vez mais do seu objetivo de lançar a Starship para o Espaço. Além da ambição de explorar o Planeta Vermelho, e de continuar a aumentar a dimensão da constelação Starlink, a empresa revelou no final de agosto que fechou um contrato com a Masten Space Systems (MSS) para transportar a sonda lunar XL-1 em 2022.
A missão surge no âmbito do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA e apresenta-se como um dos pontos-chave para o projeto Artemis, que tem uma data de início marcada para 2024 e que tenciona pôr a primeira mulher na Lua. A NASA pretende que a missão seja mais do que uma simples visita, assumindo-se como uma estadia prolongada e, assim, a viagem tripulada deverá aterrar mesma zona que a sonda XL-1 vai explorar.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários