Está complicado para a SpaceX lançar o seu foguetão Falcon 9 para o espaço para cumprir mais uma missão. A empresa de Elon Musk está a tentar colocar em órbita o satélite de observação da Agência Espacial Italiana, COSMO SkyMed Second Generation FM2. Mas os lançamentos têm sido cancelados pelo quarto dia consecutivo, o último neste domingo, prevendo-se a quinta tentativa para esta segunda-feira, 31 de janeiro.

A última tentativa foi cancelada a apenas 33 segundos do lançamento, devido a um navio cruzeiro ter entrado no perímetro de segurança da missão. A explicação foi dada pouco depois do operador ter cancelado a missão. “Tínhamos um navio cruzeiro a entrar na zona de perigo que a guarda costeira não conseguiu impedir a tempo”, afirmou a porta-voz da SpaceX.

SpaceX voo 31 janeiro 2022

Depois de três adiamentos, tudo estava pronto para um lançamento tranquilo para a quarta tentativa. Mas as áreas de perigo são evacuadas por questões de segurança antes do lançamento dos foguetões. Desde quinta-feira que a SpaceX está a tentar lançar o foguetão, mas as três primeiras tentativas foram canceladas devido às más condições meteorológicas sentidas na Estação Espacial do Cabo Canaveral.

De recordar que a SpaceX planeia fazer 52 missões espaciais em 2022, a uma média de quatro lançamentos por mês. Se conseguir cumprir com a meta estabelecida, este será o ano mais profícuo em lançamentos que a empresa já registou até à data: a fasquia está nos 31 lançamentos num ano civil. Além da NASA, a empresa conta com outros clientes, como empresas nacionais e internacionais, para os quais faz o lançamento de satélites privados, como é o caso do lançamento de hoje da Agência Espacial Italiana.

A agenda de lançamentos está sujeita a alterações, pelo que não existe garantia de que a SpaceX consiga, de facto, cumprir com a meta dos 52 lançamentos. Note que, em 2021, a empresa esperava alcançar 48 lançamentos, mas acabou por se ficar pelos 31. Este ano, já foram concluídas três missões e se hoje se concluir o quarto, a empresa volta à média estabelecida.