Os astrónomos ficaram intrigados quando a supergigante vermelha Betelgeuse se "apagou" do céu, mas semanas mais tarde recuperou o seu brilho. Na altura a investigação mostrou que o o fenómeno se deveu a uma projeção de gás que pode ter formado poeira, o que ocultou brevemente parte da luz de Betelgeuse da visão a partir da Terra, criando o efeito de escurecimento.

Agora os olhos estão virados para VY Canis Majoris, uma hipergigante muito maior e mais brilhante do que o nosso Sol, que parece estar a atravessar um processo semelhante. Recorreram ao telescópio espacial Hubble para determinar as velocidades e movimentos dos nós próximos de gás quente e outras características, e detalhar com mais precisão as erupções de gás.

"A VY Canis Majoris parece-se muito com a Betelgeuse em esteroides", explica as astrofísica Roberta Humphreys, da Universidade do Minnesota, em Minneapolis, citada pela NASA.

Com a observação a equipa da astrofísica descobriu que os nós identificados se ligam a episódios múltiplos que aconteceram nos séculos 19 e 20, quando VY Canis Majoris perdeu brilho e ficou com apenas um sexto da sua luz habitual. Agora está demasiado "apagada" para ser vista a olho nu.

"Esta estrela é absolutamente fantástica. É uma das maiores que conhecemos e uma supergigante vermelha muito evoluída. Teve muitas erupções gigantes", explica Roberta Humphreys.

O Hubble fez anos e NASA celebrou com novas imagens captadas pelo olho humano
O Hubble fez anos e NASA celebrou com novas imagens captadas pelo olho humano
Ver artigo

O hipergigante perde agora 100 vezes mais massa do que Betelgeuse, e em alguns nós a massa é mais do que o dobro da massa de Júpiter. "É incrível que a estrela possa fazer isso", afirma a astrofísica. "A origem desses episódios de elevada perda de massa em VY Canis Majoris e Betelgeuse é provavelmente a atividade de superfície em grande escala, de grandes células convectivas como no Sol. Mas em VY Canis Majoris, as células podem ser tão grandes quanto o nosso Sol, ou maiores".

O facto das ejeções de poeira e gás serem mais complexas do que as de outras supergigantes também captou a atenção dos cientistas. Os responsáveis da investigação estimam que VY Canis Majoris pode estar num estado evolutivo único que o separa das outras estrelas. "Provavelmente está ativo por um período muito curto, talvez apenas alguns milhares de anos. Não veremos muitos daqueles ao redor ", disse Roberta Humphreys.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.