O satélite Copernicus partilhou uma imagem em que regista uma anomalia na temperatura da superfície do mar, referente ao dia 10 de abril. A imagem foca-se nas costas atlânticas da Península Ibérica e Norte de África, revelando uma temperatura da superfície do mar com 3º acima do valor de referência.

Este valor enquadra-se nos dados preliminares partilhados pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA na sigla inglesa), que deu o primeiro alarme de que a temperatura da superfície de mar tinha atingindo o valor mais elevado de sempre, desde que começaram a ser feitos registos por satélite. A NOAA diz que a temperatura de 21,1º C no início de abril, batendo o anterior máximo de 21º C registado em 2016 para este período do ano.

Aumento da temperatura da superfície do mar
Fonte: Copernicus

Segundo publicou o The Guardian, o aumento da temperatura foi registado a nível global, batendo os recordes previamente registados. É referido que os efeitos nos últimos três anos do fenómeno La Niña no Pacífico Tropical ajudaram a suprimir as temperaturas e amortizaram o efeito da subida das emissões de gases com efeito de estufa.

Mas agora, a temperatura tem aumentado, apontado ao potencial padrão do El Niño previsto para o fim do ano, levando ao risco de condições meteorológicas extremas e continuar a bater recordes globais. Durante o período deste fenómeno, as temperaturas do oceano das regiões afetadas são mais quentes do que o habitual, empurrando as temperaturas a nível global.

Aumento da temperatura dos oceanos
Créditos: Guardian graphic. Source: Noaa, Maine Climate Office, Climate Change Institute, University of Maine