Três astronautas russos regressaram hoje, em segurança, à Terra, depois de uma missão na Estação Espacial Internacional, onde chegaram em março passado.

O foguetão Soyuz MS-21, que transportava os astronautas Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov, pousou num local designado, nas estepes do Cazaquistão, a 150 quilómetros da cidade de Zhezkazgan.

O trio tinha partido para a estação espacial há cerca de seis meses, o que, para Artemyev, significa que este seu terceiro voo espacial bateu o recorde pessoal de tempo total em órbita, atingindo agora 561 dias. Matveyev e Korsakov, ambos na sua primeira missão, registam tempos em órbita de 195 dias cada um.

Enquanto a cápsula do Soyuz descia, usando um grande paraquedas vermelho e branco, Artemyev informou o controlo da missão que todos os membros da tripulação estavam bem.

As equipas de apoio pousaram helicópteros poucos minutos depois, avançando para retirar a tripulação espacial. Após um rápido exame médico, os astronautas foram levados para o centro de formação de astronautas de Star City, nos arredores de Moscovo.

A estação espacial é atualmente operada por Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, pelos astronautas da NASA Bob Hines, Kjell Lindgren, Frank Rubio e Jessica Watkins, e pelos astronautas da agência espacial russa Roscosmos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.