
Três astronautas russos regressaram hoje, em segurança, à Terra, depois de uma missão na Estação Espacial Internacional, onde chegaram em março passado.
O foguetão Soyuz MS-21, que transportava os astronautas Oleg Artemyev, Denis Matveyev e Sergey Korsakov, pousou num local designado, nas estepes do Cazaquistão, a 150 quilómetros da cidade de Zhezkazgan.
O trio tinha partido para a estação espacial há cerca de seis meses, o que, para Artemyev, significa que este seu terceiro voo espacial bateu o recorde pessoal de tempo total em órbita, atingindo agora 561 dias. Matveyev e Korsakov, ambos na sua primeira missão, registam tempos em órbita de 195 dias cada um.
Enquanto a cápsula do Soyuz descia, usando um grande paraquedas vermelho e branco, Artemyev informou o controlo da missão que todos os membros da tripulação estavam bem.
As equipas de apoio pousaram helicópteros poucos minutos depois, avançando para retirar a tripulação espacial. Após um rápido exame médico, os astronautas foram levados para o centro de formação de astronautas de Star City, nos arredores de Moscovo.
A estação espacial é atualmente operada por Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, pelos astronautas da NASA Bob Hines, Kjell Lindgren, Frank Rubio e Jessica Watkins, e pelos astronautas da agência espacial russa Roscosmos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários