Conteúdo patrocinado pela Microsoft

Todos os que possuem uma conta de email no smartphone, ou carregam fotografias através de qualquer aplicação, estão a usar os recursos da cloud.

Mas, tal como revelado pelo estudo da Ipsos Mori, cerca de um terço dos inquiridos (empregados em PMEs nacionais) afirma que as tecnologias de informação utilizadas nas suas empresas estão desatualizadas.

Hardware com mais de 10 anos de utilização, sistemas operativos ultrapassados, falta de acesso a tablets ou smartphones, são alguns dos problemas apontados pela maioria dos inquiridos do estudo.

Metade (51 por cento) acredita mesmo que o aumento da produtividade seria uma das vantagens para as empresas onde trabalham, se apostassem nas tecnologias de informação. Além da satisfação dos colaboradores, um investimento tecnológico acarreta também melhorias significativas nas relações com os clientes.

Quem trabalha com recurso a um computador conhece bem o desespero de um aparelho lento, que demora a abrir aplicações, com software desatualizado, que não permite acompanhar as necessidades dos clientes e a evolução da concorrência bem posicionada. Este sentimento de frustração tem um balanço muito negativo na produtividade das empresas.

Atualizar terá uma custo muito elevado, dirão alguns responsáveis pelos investimentos em TI. Será verdade, quando se fala nos métodos tradicionais de aquisições de licenças, custo de manutenção, etc.

Mas é aqui que a aposta nos serviços de cloud computing começam a apresentar vantagens. Custo mais reduzido, da flexibilidade à segurança, a lista de vantagens sobrepõe-se aos receios. As pequenas e médias empresas têm ainda o benefício de poder competir com os gigantes.

 

1 – Flexibilidade

Se ainda não avançou para a nuvem já teve de aumentar o espaço dos servidores locais. Custos com aquisição, instalação, manutenção. Já para não falar do tempo despendido nesta operação. Com um serviço de cloud aumenta ou reduz o espaço necessário, de acordo com as necessidades da empresa em determinado momento. E faz tudo isso de forma quase imediata, online.

 

2 – Recuperação de dados

Os dados que estão na cloud estão sempre protegidos e nem sequer se pode falar em recuperação porque, na verdade, nunca os vai perder. Todos os servidores de cloud estão em constante backup e mesmo que os computadores da sua empresa queimem os discos, a informação está sempre segura.

 

3 – Atualizações automáticas de software

O software incluído nos serviços de cloud está sempre atualizado com as versões mais recentes, sem precisar de intervenção da parte dos colaboradores da empresa.

 

4 – Redução de custos com servidores (espaço e material)

Adquirir servidores implica a instalação em espaço adequado, arejado. Os servidores da cloud estão fora da empresa, deixando o espaço livre para aquilo que a empresa mais precisa.

 

5 – Aumento da colaboração

Através das ferramentas de comunicação, como o Skype, que permite fazer vídeo conferências, partilhar ecrãs com apresentações, limita-se o tempo perdido com deslocações para reuniões. Um grupo de colaboradores pode estar em contacto permanente.

 

6 – Trabalho em qualquer lugar

Ao ter os serviços alojados na cloud pode aceder a tudo a partir de qualquer lugar ou dispositivo. Mesmo com recurso ao smartphone pode dar uma resposta mais célere sem ter de esperar até chegar ao escritório. Esta pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente.

 

7 – Documentos partilhados e controlados

Os documentos colocados na cloud permitem o acesso em simultâneo dos colaboradores. O tempo perdido com o envio por email de ficheiros com apresentações reduz-se substancialmente uma vez que os colaboradores têm acesso ao mesmo ficheiro, podendo trabalhar de forma colaborativa.

 

8 – Segurança

Um computador perdido ou roubado é um “negocio” de milhões de euros. Um serviço de cloud permite ter os seus ficheiros sempre seguros, e pode inclusive apagar ficheiros do disco roubado remotamente, protegendo documentos sensíveis. Além disso, num serviço de cloud, tem especialistas a proteger os dados 24 horas por dia, ao contrário dos servidores instalados na sua empresa.

 

9 – Competitividade

Os serviços de cloud, com a possibilidade de ter software sempre atualizado, e manter um nível tecnológico avançado, permitem a pequenas empresas competir com os gigantes. Têm acesso a serviços especializados que, da forma tradicional, são apenas acessíveis a grandes empresas que possuem um orçamento gigantesco.

 

10 – Redução da pegada ambiental

O consumo de energia dos servidores, o próprio consumo do material electrónico, fica reduzido ao mínimo através dos serviços de cloud. Isto contribuiu substancialmente para a redução da pegada de carbono.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.