O volume de páginas impressas em impressoras domésticas e empresariais a nível mundial caiu 1% entre 2010 e 2011, refere a IDC num estudo recente sobre o mercado de impressão, que revela terem sido impressas durante o ano passado cerca de três biliões de páginas.


Segundo a IDC, as regiões com países em desenvolvimento registaram um aumento no número de impressões (7.5%), enquanto os mercados mais desenvolvidos imprimiram menos 5% de páginas durante 2011, face ao ano anterior.


O estudo indica que a região da EMEA - Europa, Médio Oriente e África - refletiu as tendências registadas a nível mundial, com os países da Europa ocidental a mostrar uma redução de 3% no número de impressões efetuadas, enquanto as zonas da Europa central, oriental, o Médio Oriente e África (CEMA) mostraram um aumento de 2%. Contas feitas, a EMEA registou uma ligeira quebra no número de páginas impressas.


"No total, mais de dois milhões de páginas foram impressas na região da EMEA a cada minuto" detalha Ilona Stankeova, responsável pela área de dispositivos de impressão e soluções de documentação da IDC para a zona CEMA.


A IDC explica a redução do número de impressões na Europa com a redução "considerável" do número médio de páginas impressas por cada dispositivo de impressão, cuja base instalada até aumentou durante 2011.


"Após um pico no volume de páginas em 2010, o mercado da impressão doméstica e empresarial na Europa ocidental atingiu a maturidade e deverá entrar em declínio nos próximos anos" refere por outro lado Mario Lombardo, analista sénior da IDC para as áreas dos dispositivos de impressão e soluções de documentação.


O estudo da IDC faz ainda referência ao volume de páginas impressas em 2011 com base na tecnologia de impressão, bem como nos fabricantes de impressoras. No primeiro caso, se a tecnologia de jato de tinta continuou a dominar a base instalada de equipamentos em 2011, foi a tecnologia a laser monocromática a responsável pelo maior número de impressões efetuadas no formato A4.


Já ao nível dos fabricantes responsáveis pela impressão domaior número de páginas no formato A4, a HP, Canon e Xerox fixaram-se nos três primeiros lugares durante 2011, na região da EMEA.


Eis os quadros da IDC:

[caption]Quadro tecnologias impressão[/caption]

[caption]Quadro Fabricantes[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico