O serviço chama-se IBM Quantum Experience e permite que o cidadão comum possa usar o computador quântico de 5 qubits que a empresa tem no seu centro de investigação de Nova Iorque a partir dos seus próprios laboratórios, escritórios ou mesmo a partir das suas casas.

“Cidadão comum” é capaz de não ser o melhor termo. A escolha para a designação mais correta passa mais pelo termo “investigador comum”, já que a iniciativa é especificamente dirigida a cientistas de diferentes áreas, que no seu quotidiano não tenham acesso a este tipo de recursos para conduzirem os seus estudos e experiências.

Os interessados em candidatar-se devem fazê-lo a partir do site da iniciativa.

"É uma plataforma baseada na web a que o público pode aceder e usar para executar circuitos quânticos e algoritmos quânticos no processador quântico real que está nos nossos  laboratórios", afirmou Jerry M. Chow, responsável por esta área na IBM, citado pelo Mashable. “Queremos que as pessoas sejam capazes de programar os seus próprios algoritmos e de aprender o que significa fazer computação quântica”.