A Google vai ser a única empresa a ter controlo sobre o interface de utilizador dos novos Android Wear, Android TV e Android Auto. A informação foi revelada por um executivo da empresa em conversa com a publicação Ars Technica e isso representa uma mudança de estratégia relativamente ao que é feito nos smartphones e tablets.



Os fabricantes parceiros vão poder incluir serviços próprios da marca e ferramentas adicionais, mas a experiência principal dos equipamentos vai ser quase sempre a mesma.



De acordo com o diretor de engenharia da Google, David Burke, esta estratégia permite uma experiência “muito consistente”. Por exemplo, mudar entre o televisor do quarto e da sala não precisa de implicar uma mudança radical na utilização.



Outra vantagem está relacionada com as atualizações. Com o poder centrado na Google e não nos fabricantes parceiros, ficam garantidas atualizações de forma rápida e direta entre a tecnológica e os consumidores finais.



Por outro lado o novo caminho escolhido pela Google pode trazer problemas ao nível de diversificação. Enquanto um telemóvel Samsung é diferente de um Sony ou de um HTC, no hardware e no software, nos relógios apenas o hardware poderá ser o grande diferencial.



E olhando para a decisão estratégia, parece que a Google e a Apple estão cada vez mais em sintonia, mas vindo de direções opostas. Na última conferência de programadores a marca da maçã mostrou uma abertura que há muito não se via na empresa. Por outro lado, a Google parece caminhar para um trilho mais rígido, onde controla cada vez mais aspetos dos seus serviços.



Apesar de o Android continuar a ser deliberadamente mais open que o iOS, a Google parece estar a viver uma má experiência no mercado dos dispositivos móveis, tendo inclusive sido obrigada a criar uma linha de equipamentos Nexus. As atualizações de software nos telemóveis Android chegam com vários meses de atraso, mas na maior parte dos casos, equipamentos com relativo pouco tempo de vida ficam rapidamente sem direito a atualizações.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico