Amigos amigos, negócios e investimentos à parte. A Google e a Uber estão a protagonizar um braço de ferro interessante do ponto de vista estratégico. Isto porque a tecnológica de Mountain View está alegadamente a desenvolver uma aplicação de partilha de boleia, tendo a startup anunciado pouco depois que está interessada no segmento dos carros autónomos.

Resumindo, cada uma das empresas anunciou um projeto no qual a outra empresa é especialista: a Google nos carros autónomos e a Uber nos serviços de ridesharing.

Além da aparente picardia e do envio de recados de parte a parte, um dos aspetos mais reelvantes é o facto de a Google ser uma das empresas que já investiu significativamente na startup Uber.

Mas é preciso esclarecer alguns pontos nesta história. De acordo com a imprensa internacional a Google está para já a testar a aplicação de partilha de boleia apenas junto dos seus funcionários e como forma de facilitar a deslocação para o local de trabalho.

Numa fase posterior do projeto a ideia é ter as pessoas a partilharem boleia em carros sem condutores autónomos, salienta a Bloomberg. A Google já reagiu e afastou de forma indireta este cenário.

Em resposta a esta ameaça ao seu mercado a Uber anunciou o investimento num centro de investigação com 50 especialistas de diferentes áreas para criar carros autónomos. A startup também quer estar na vanguarda dos serviços partilhados de deslocação através de veículos, como escreve o TechCrunch, e isso coloca-a em confronto direto com a Google.

A animosidade entre as empresas pode estar de facto a escalar havendo relatos de que um dos executivos da Google com assento no conselho de administração da Uber terá sido convidado a demitir-se: uma informação que até ao momento não está confirmada.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.