
Amigos amigos, negócios e investimentos à parte. A Google e a Uber estão a protagonizar um braço de ferro interessante do ponto de vista estratégico. Isto porque a tecnológica de Mountain View está alegadamente a desenvolver uma aplicação de partilha de boleia, tendo a startup anunciado pouco depois que está interessada no segmento dos carros autónomos.
Resumindo, cada uma das empresas anunciou um projeto no qual a outra empresa é especialista: a Google nos carros autónomos e a Uber nos serviços de ridesharing.
Além da aparente picardia e do envio de recados de parte a parte, um dos aspetos mais reelvantes é o facto de a Google ser uma das empresas que já investiu significativamente na startup Uber.
Mas é preciso esclarecer alguns pontos nesta história. De acordo com a imprensa internacional a Google está para já a testar a aplicação de partilha de boleia apenas junto dos seus funcionários e como forma de facilitar a deslocação para o local de trabalho.
Numa fase posterior do projeto a ideia é ter as pessoas a partilharem boleia em carros sem condutores autónomos, salienta a Bloomberg. A Google já reagiu e afastou de forma indireta este cenário.
Em resposta a esta ameaça ao seu mercado a Uber anunciou o investimento num centro de investigação com 50 especialistas de diferentes áreas para criar carros autónomos. A startup também quer estar na vanguarda dos serviços partilhados de deslocação através de veículos, como escreve o TechCrunch, e isso coloca-a em confronto direto com a Google.
A animosidade entre as empresas pode estar de facto a escalar havendo relatos de que um dos executivos da Google com assento no conselho de administração da Uber terá sido convidado a demitir-se: uma informação que até ao momento não está confirmada.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários