A Gartner publicou os resultados trimestrais para a venda de computadores na Europa e apurou que a Acer dominou, pela primeira vez, o mercado ao longo do período analisado. Segundo a consultora, a marca de Taiwan conquistou uma quota de 25 por cento no mercado de computadores, ultrapassando os números da HP que, actualmente, detém uma participação de 20,7 por cento.

Os dados compilados pela Gartner indicam que a Acer vendeu 4,29 milhões de computadores, o que representa um crescimento de 64,3 por cento face ao mesmo período do ano passado. Já a HP baixou a sua participação em mais de dois pontos percentuais dada a venda de 3,54 milhões de equipamentos, mais 12,1 por cento do que no período homólogo mas não o suficiente para enfrentar a concorrente.

A Dell mantém o terceiro lugar da tabela, com 1,98 milhões de computadores vendidos em solo europeu, registando por isso uma quota de mercado na ordem dos 11,6 por cento - menos 1,4 por cento do que no ano passado.

Quanto à Asus, o primeiro fabricante a entrar no segmento dos mini-laptops, os números obtidos no trimestre foram mais do que satisfatórios, diz a Gartner, A empresa subiu as suas vendas em quase 196 por cento graças à comercialização de 1,1 milhões de computadores, o que lhe valeu uma quota de 6,4 por cento face aos 2,7 por cento obtidos no mesmo período de 2007.

A Toshiba ficou no quinto lugar da tabela com vendas na ordem dos 928 mil computadores, um valor 23 por cento superior ao registado há um ano. Os números garantiram-lhe uma quota de 5,4 por cento no mercado europeu.

No total, a consultora refere que no terceiro trimestre foram vendidos na Europa Ocidental 17,2 milhões de equipamentos, o que perfaz um crescimento de 24,3 por cento face aos valores registados há precisamente um ano.

A análise da Gartner frisa a importância que a tendência dos consumidores para a aquisição de modelos mais pequenos e baratos, os netbooks, contribuiu significativamente para o crescimento do mercado e, acima de tudo, contribuiu para a subida da Acer até ao primeiro posto da tabela das marcas mais vendidas.

Para o quarto trimestre, a consultora estima que o mercado irá registar uma quebra resultante da crise económica mesmo que se observe a tradicional subida das vendas na época natalícia, altura em que as marcas mostram preços e campanhas mais atractivas.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida na informação referente à origem da marca Acer.