A Acer terá ficado em primeiro lugar nas vendas de desktops e portáteis em Portugal no último trimestre de 2009, com uma quota de mercado de 28%, segundo os dados finais da consultora Gartner, hoje divulgados em conferência de imprensa por Gabriel Rios, Sales Manager da Acer Ibérica. O mercado de retalho foi o segmento mais forte, a par das vendas integradas no programa para o mercado de educação, o e-escola.

Os números da Gartner referem-se aos valores finais do 4º trimestre de 2009, colocando a Acer em primeiro lugar nas vendas de desktops (com 21.744 unidades e uma quota de 29,1%) e portáteis (notebooks e netbooks), onde as vendas registadas são de 87.362 unidades e 26,1%.

Estes valores diferem dos dados da consultora IDC relativos a 2009, que dão o primeiro lugar à HP para a soma de PCs e portáteis, embora a J.P. Sá Couto e a Toshiba tenham vendido mais notebooks e netbooks no ano inteiro. Os números da IDC já salientavam porém o crescimento significativo da Acer durante o ano.

A forma diferente de classificar os dados de vendas de equipamentos justifica a diferença nos rankings entre as duas consultoras, sendo que nos valores da Gartner a HP aparece em segundo lugar nos portáteis com 77.060 máquinas vendidas e a Toshiba em terceiro, com 58.425 máquinas. Já nos PCs a segunda posição cabe também à HP, com 17.267 máquinas vendidas, e o terceiro à J.P. Sá Couto, com 7.459 PCs entregues no 4º trimestre de 2009.

Gabriel Rios adiantou ao TeK que a empresa está muito satisfeita com estes resultados que são reflexo da forte aposta que foi feita no mercado português e que se reflecte na duplicação da equipa comercial e no reforço de sectores como a Educação e as Telcos.

A empresa tem vindo a subir de forma sustentada nos rankings de vendas, solidificando a sua posição nos últimos anos, e promete novidades nos dados globais para 2009 que a Gartner deverá apresentar em breve.

A Acer apresentou hoje uma nova linha de portáteis, a Aspire TimelineX, que inclui quatro novos equipamentos com os novos processadores Core i3, i5 e i7 da Intel e maior duração da bateria, com autonomias entre as 8 e 12 horas. Um dos novos equipamentos já está à venda, o modelo com ecrã de 11,6", devendo outros dois modelos chegar às lojas nas próximas semanas.

Para além dos PCs a Acer está também a apostar no mercado dos projectores, monitores e smartphones, estando a introduzir novos terminais baseados em Android, entre os quais o Acer Liquid que já pode ser comprado em algumas lojas.