Enquanto a Apple não chega e a Samsung teima em não apresentar-nos o trunfo que os rumores dizem guardar na manga, Amazon e Google são os dois maiores nomes no segmento das colunas inteligentes. As empresas têm discutido a liderança do mercado com as suas propostas, mas embora a luta se adivinhasse renhida, a tecnológica de Jeff Bezos tem o primeiro lugar assegurado por larga margem.

De acordo com um novo relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), a Google vendeu cerca de 7 milhões de equipamentos Google Home, entre os vários modelos disponíveis: Google Home Mini, Google Home Max e Google Home. A Amazon, por sua vez, quase conseguiu triplicar este valor. Segundo os dados obtidos pela CIRP, que datam do passado setembro, a gigante norte-americana já conseguiu bater a marca dos 20 milhões de unidades.

Família de colunas Echo da Amazon ganha novo elemento… com ecrã
Família de colunas Echo da Amazon ganha novo elemento… com ecrã
Ver artigo

Apesar de serem surpreendentes à primeira vista, estes números espelham também uma antecipação por parte da Amazon, que chegou a este mercado um ano e meio antes da concorrente - a primeira geração de Echos foi lançada em junho de 2015, ao passo que a primeira Google Home não chegou às lojas antes de novembro de 2016.

Em adição, a tecnológica foi também a primeira a lançar um modelo de baixo custo, o Echo Dot, que abriu o segmento a um número mais amplo de consumidores. O equipamento, que é a versão mais vendida desta linha de colunas, inspirou a Google a criar a sua própria versão que está agora à venda por 29 dólares durante a época festiva.

Mais recentemente, a gigante de Mountain View lançou a nova Google Home Max, cujas características prometem uma experiência premium ao utilizador. A Amazon, por sua vez, ainda não tem um produto para competir neste segmento.

Note que entre Google e Amazon está distribuído quase 100% deste mercado, mas o share deverá dividir-se entre outras empresas já a partir de 2018, com a prometida chegada do HomePod.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.