A Amazon poderá estar a preparar entre cinco a seis novos modelos do Kindle para concorrer com os tablets Android, Apple e Windows 8. A informação não é oficial mas preconiza uma "guerra" em larga escala por parte da loja online que tem vindo a garantir o sucesso dos modelos Kindle como leitores de eBooks mas também na área dos tablets, na qual lançou no ano passado o Kindle Fire.

A "dica" foi dada pelo responsável de retalho da Staples nos Estados Unidos mas está a ganhar eco nos principais meios de comunicação ligados às tecnologias.

O objetivo seria concorrer em toda a linha, e nas várias dimensões de ecrã, com o Nexus 7 da Google, o iPad da Apple e o Surface da Microsoft.

Não fica, porém, claro nas declarações se todos os modelos se referem a tablets ou se à mistura haverá também leitores de eBooks dedicados, como o Kindle Touch que já conta com uma versão 3G. Haverá, pelo menos, um modelo com ecrã de 10 polegadas, que a Amazon não tem ainda disponível em "formato tablet"

A chegada às lojas dos novos Kindle estaria marcada para o final do ano, a tempo da época de Natal, tirando partido de uma plataforma de software baseada em Android mas adaptada pela Amazon, que concorre com outros tablets com Android, iOS e do Windows 8 sobretudo na navegação Web e disponibilização de conteúdos, com a sincronização Whispersync e o browser Silk.

Recorde-se que os rumores de que a Amazon estaria a alargar o seu negócio na área do hardware apontam também para a possibilidade de lançamento de um smartphone de marca própria ainda este ano, mas também baseado no sistema operativo Android.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico