No próximo ano, o sistema financeiro norte-americano pode ser alvo de um ataque massivo, avisa a McAfee. A empresa estudou um ataque de negação de serviço dirigido a alguns bancos em outubro e concluiu que podem ser credíveis as suspeitas da existência de um Projeto Blitzkrieg.



O plano tem sido anunciado na Internet por alguém conhecido como vorVzakone, que tem tentado angariar apoios para a suposta "missão", anunciada em setembro e prometida para a primavera de 2013. Alvo: 30 bancos norte-americanos.



Os especialistas da McAfee defendem agora, num relatório publicado online e divulgado pela CNet, que os ataques identificados em outubro são um indício de um a operação que corre de forma silenciosa há vários meses.



A estratégia de descrição escolhida pelos atacantes constitui aliás uma das principais dificuldades em identificar de forma mais clara a operação, que por não estar a produzir ataques em larga escala não deixa rasto evidente de tentativas de fraude. Mesmo assim a McAfee terá conseguido identificar a ação de um trojan que infetou entre 300 a 500 PCs, uma ação que atribui a vorVzakone.



A promessa de vorVzakone é de que o ataque ao sistema financeiro norte-americano será em larga escala, suportado num trojan capaz de infetar PCs, instalar software e roubar informação e dinheiro. A confirmarem-se as suspeitas da McAfee este ataque não será indiscriminado, mas seletivo apontando para utilizadores selecionados entre banca de investimento, banca comercial ou instituições de crédito, uma estratégia que permitirá ao atacante manter-se durante mais tempo indetetável perante os muros de segurança dos bancos.



"A McAfee acredita que o Project Blitzkrieg é uma ameaça credível para a indústria financeira e parece estar a avançar como planeado", escreve a empresa no documento. Outras empresas de segurança têm defendido que a campanha do vorVzakone não é uma ameaça real e que, se fosse, ficou comprometida a partir do dia em que se tornou pública. A McAfee defende que não.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira