Chama-se Xnor e é uma startup sedeada em Seattle dedicada à produção de software de inteligência artificial. A empresa especializou-se em utilizar a sua tecnologia não em servidores poderosos, mas em equipamentos com poucos recursos de computação. A vantagem da sua solução é conseguir resultados semelhantes no uso de IA sem a necessidade de ter como suporte datacenters e computação em cloud, sendo o ideal para utilizar em smartphones e outros aparelhos portáteis. Mas não só...

A Xnor tem 54 empregados e nasceu na incubadora da Allen Institute for Artificial Intelligence, o laboratório de investigação criado pelo cofundador da Microsoft, Paul Allen. Estima-se que a empresa, que listava no seu website soluções para as indústrias do retalho e automóvel, tenha sido adquirida por 200 milhões de dólares.

Para já não há planos futuros de projetos da Xnor, reforçado pelas palavras do representante da Apple à CNBC, que refere que compra pequenas empresas tecnológicas de tempos a tempos, mas por norma não discute a razão ou os seus planos para as mesmas.

A aquisição da empresa reforça a ideia da Apple continuar a sua investigação “secreta” nos veículos autónomos. Ainda em junho de 2019 a marca da maçã estava interessada na Drive.ai, uma startup dedicada à condução autónoma que estava à procura de casa para os seus 100 engenheiros. E há anos que se fala no Apple Car, o veículo que muitos apontam vir a revolucionar a indústria automóvel, como a empresa fez com o lançamento dos telemóveis em 2007.