A Apple estará a trabalhar na criação de óculos de realidade aumentada (RA) e no seu próprio carro autónomo, afirma o analista Ming-Chi Kuo, da KGI Securities, conhecido pelos seus palpites certeiros em relação à empresa de Cupertino. Kuo terá mesmo indicado uma data aproximada para o lançamento do veículo: entre 2023 e 2025 haverá um Apple Car nas estradas o qual será o "próximo projeto estrela" da empresa.

Na publicação MacRumors, Ming-Chi Kuo cita várias razões pelas quais a produção de um carro próprio pela Apple faz sentido, nomeadamente pelo facto do sector automóvel estar a ser redefinido por novas tecnologias como realidade aumentada e de condução autónoma.

O analista defende que a gigante tecnológica pode fazer uma "melhor integração de hardware, software e serviços" do que os concorrentes atuais no sector de eletrónica de consumo e potenciais rivais no setor automóvel, como a Tesla.

Apple perto de comprar McLaren. iCar (mesmo) a caminho?
Apple perto de comprar McLaren. iCar (mesmo) a caminho?
Ver artigo

Ming-Chi Kuo acredita que a experiência da Apple e a liderança no desenvolvimento de tecnologias in-car, como CarPlay e RA, podem levar a uma experiência revolucionária no mercado automóvel e que integra hardware e software de uma maneira nova e inovadora.

Desde 2014, que a Apple vinha a trabalhar no projeto “Titan”, o nome de código dado ao empreendimento que viria a desenvolver carros que se conduzem sozinhos. Contudo, em 2016 a empresa despediu dezenas de funcionários afetos ao projeto e reorganizou-se para se concentrar no desenvolvimento de tecnologia de autopropulsão em vez de um carro completo.

No entanto, algumas contratações recentes, como a de Doug Field, que passou cinco anos como engenheiro principal da Tesla, levantam suspeitas de que a Apple pode estar a reconsiderar a ideia de construir o seu próprio veículo.

Além da previsão do Apple Car, Kuo também acredita que a Apple pode lançar uns óculos de RA em 2020, naquilo que o analista acredita ser a "interface revolucionária da próxima geração". Os óculos inteligentes poderão incluir um display dedicado, um processador embutido e um novo sistema operativo "rOS", baseado no iOS.