Soube-se na semana passada que Apple e Hyundai estavam em conversações para celebrar uma parceria que deverá resultar no primeiro carro da tecnológica da maçã. Segundo a Reuters, que cita a Korea IT News, as empresas planeiam ter todos os detalhes acordados até ao próximo mês de março.

Ainda de acordo com a agência noticiosa, a produção poderá começar numa fábrica da Kia, no estado norte-americano da Georgia, sendo que, até 2024, cerca de 100 mil veículos elétricos deverão estar finalizados. Uma outra hipótese contempla a possibilidade de ambas as empresas investirem numa nova fábrica conjunta que teria capacidade para produzir 400 mil unidades por ano.

A versão beta do carro deverá estar finalizada em 2022. Relatos anteriores indicam que o modelo se vai destacar da concorrência no capítulo da bateria, uma vez que deverá integrar uma tecnologia que lhe dará uma autonomia superior. Note que o automóvel também não deverá conter cobalto, que é um minério muitas vezes explorado em condições sub-humanas, principalmente no continente africano.

A Hyundai já confirmou estar em conversações com a Apple e sugeriu que a tecnológica poderia estar a dialogar com outras fabricantes do sector automóvel.

Importa ainda sublinhar que não existe qualquer confirmação oficial por parte da Apple, pelo que o carro elétrico pode ser ainda um projeto sem data de lançamento. Apesar disso, os órgãos de comunicação coreanos avançam duas datas diferentes para o lançamento da primeira unidade: 2024 e 2027.

O rumor de que a gigante de Cupertino está a trabalhar num automóvel tem já vários anos. Por esta altura, e depois da confirmação da Hyundai, a questão é o que é que o carro da Apple vai apresentar de diferente face à concorrência.