(Atualizada) A Apple apresentou esta tarde a nova geração do iPad e uma versão Mini do dispositivo, 23% mais fina - tem 7,2 mm de espessura - que a versão maior e 53% mais leve. A aguardada versão Mini tem 7,9 polegadas de ecrã mas mantém a mesma resolução de ecrã. Conta com uma câmara de 5 megapixeis, FaceTime HD e suporte para LTE. O processador é o A5, que está também na geração anterior do tablet.

O novo iPad Mini estará nas lojas com preços a partir de 339 euros, para a versão Wi-Fi e 469 euros para a versão com conetividade de rede móvel. Pode ser encomendado a partir da próxima sexta-feira e chega às lojas no dia 2 de novembro num grupo alargado de países, no qual se inclui Portugal.

Durante a apresentação do novo modelo a Apple gastou alguns minutos a explicar que o novo iPad garante a mesma a qualidade de imagem que a versão maior do dispositivo (a resolução é igual à do iPad 2 1024x768).

[caption]ipad mini[/caption]

Também explicou que para garantir essa característica e assegurar que todas as aplicações e funcionalidades do iPad podiam ser usadas nesta versão Mini foi preciso optar por um tamanho de ecrã mínimo, que a empresa considerou ser de 7,9 polegadas. A explicação deu até direito a uma comparação direta com as alternativas Android de 7 polegadas.

A versão só com Wi-Fi será comercializada primeiro. A versão com LTE chegará às lojas cerca de duas semanas depois.

O irmão mais velho da linha iPad - apresentado pela Apple como 4ª geração do iPad - integra uma nova versão de processador (A6x), que garante duas vezes mais performance e duas vezes melhor desempenho ao nível das tarefas do CPU, da performance e da conetividade WiFi, garante a Apple. Vai custar a partir de 509 euros na versão só com Wi-Fi e a partir de 639 euros na versão WiFi+rede móvel.

A autonomia da bateria também melhorou e passou a ser de 10 horas. O novo modelo está disponível em preto e branco e mantém os preços das versões anteriores.

A Apple anunciou ainda o lançamento de um novo membro da família MacBook Pro com ecrã de retina de 13,3 polegadas. Mais fino que o antecessor (20%) e mais leve.

A resolução do ecrã é quatro vezes superior à do modelo anterior e conta com uma resolução de ecrã de 2560x1600 pixéis, ecrã retina e Facetime. O processador é de 2,5GHz dual core, a RAM de 8GB e a que se juntam 128 GB de memória Flash, com preços a partir de 1.799 euros. O novo MacBook Pro está disponível a partir de hoje.

O Mac Mini também foi atualizado. A nova versão conta com processador dual ou quad core (i5 ou i7 da Intel) de 2,5 GHz, a partir de 4 GB de RAM e disco de 500 GB. Custa 659 euros e ganha uma versão servidor que estará disponível, também a partir de hoje, por 1.069 euros.

[caption]iMac[/caption]

No universo Mac, a Apple anunciou ainda um novo iMac surpreendentemente mais fino que o antecessor. Está disponível em duas versões com ecrãs de 27 e 21,5 polegadas com uma resolução de 2560x1440 pixéis e 5 milímetros de espessura. No modelo com 21,5 polegadas de ecrã os preços começam nos 1.399 euros e nos modelos com 27 polegadas de ecrã nos 2.129 euros.

Na apresentação a fabricante explicou que o dispositivo foi totalmente redesenhado, o que permitiu diminuir significativamente a espessura, sem perder características como a qualidade de imagem ou o som, que continua a ser estéreo.

O novo iMac deu ainda pretexto para apresentar o Apple Fusion Drive, um dispositivo híbrido que combina 120GB de memória flash e um máximo de 3TB de memória em disco e que gere as necessidades de espaço de acordo com o tipo de utilização de cada aplicação. A drive está disponível como opção nos novos iMac e Mac Mini.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com a informação da disponibilização e preços em Portugal. Foi ainda corrigida uma gralha em relação às características de ecrã do iPad Mini.