A Apple Computer, Sun Microsystems e a Ericsson anunciaram no início da semana que vão juntar-se para promover o mais recente formato de streaming media de nova geração, o MPEG-4.



A Apple, que ontem tinha apresentado a última versão do seu media player QuickTime 6, compatível com o formato MPEG-4, defende que é necessário que mais fabricantes rivais concordem em relação às normas-padrão a utilizar na próxima geração de streaming video.



A incompatibilidade entre leitores áudio digitais, em que uns usam o formato MP3 e outros usam formatos proprietários, é um exemplo claro das dificuldades que os consumidores enfrentam quando a indústria não consegue definir um padrão.



Segundo informações da Apple, citadas pela agência de notícias Reuters, o MPEG-4 suporta maior qualidade do que as normas vídeo actuais, incluindo versões mais antigas do QuickTime. Mas é também suficientemente flexível para se adaptar à qualidade de dispositivos mais pequenos, como os telefones móveis e para acomodar ligações de menor velocidade e sem fios, características que contribuíram para que as três empresas anunciassem a parceria.



O QuickTime da Apple concorre com produtos da Microsoft e da RealNetworks, mas a Apple espera que os seus rivais aceitem o MPEG-4, de modo a que os utilizadores possam, por exemplo, ver os seus video clips preferidos em diferentes plataformas.



Em comunicado de imprensa disponível a partir do seu site, a Apple explica que vai adiar o lançamento do QuickTime 6 até que os termos de licenciamento com os detentores de patente do MPEG-4 sejam estabelecidos, embora o novo software Quick Time já esteja concluído e pronto a ser lançado.



Ao que tudo indica, a fabricante está igualmente a considerar lançar kits para editar e enviar vídeo pela Internet no novo formato, usando uma câmara de vídeo digital e um computador.



Notícias Relacionadas:

2001-12-12 - RealNetworks suporta novo standard MPEG-4

2001-10-13 - Conteúdos em streaming ganham popularidade entre trabalhadores norte-americanos

2000-06-13 - Apple e RealNetworks em rota de colisão com a Microsoft