Está selado o acordo que vai fazer a Apple desembolsar 50 milhões de dólares em indemnizações, a pagar aos utilizadores que quiseram juntar-se a uma ação popular movida contra a empresa. O caso do teclado borboleta, refere-se precisamente aos problemas que milhares de clientes da Apple tiveram, enquanto a Apple comercializou Macbooks com este tipo de teclado.

Isso aconteceu entre 2015 e 2019, nos Estados Unidos, e terá prejudicado, pelo menos, 86 mil pessoas que, se receberam algum tipo de assistência antes da ação judicial, não foi suficiente para resolver o problema, condições essenciais para poder solicitar agora uma indemnização.

Depois de anos a acumular queixas do teclado borboleta, que chegou a ser usado no MacBook, Macbook Air e MacBook Pro, a Apple deixou de o usar, mas já não se livrou do processo judicial, onde lhe é pedida uma indemnização por todos os lesados que quiserem juntar-se ao caso, mas não só.

A empresa também foi chamada a reconhecer na justiça que agiu de má-fé, ao manter no mercado um produto que sabia não ter condições para funcionar corretamente e que tinha problemas de design que iam afetar a sua durabilidade. As queixas dos utilizadores lesados apontam a facilidade em acumular poeiras e sujidades como um problema de design do teclado borboleta, que com o tempo resultava em má capacidade de resposta, teclas bloqueadas ou que funcionam de forma involuntária.

A Apple e os advogados encarregues do caso negociaram um acordo, anunciado no verão passado e agora validado nos seus termos finais por um juiz, que o considerou justo e adequado. Nem na altura nem agora, no entanto, a Apple aceitou ou reconheceu as acusações de má-fé.

Entre os lesados estão todos os que se juntaram à ação até ao prazo previsto para tal, terminado em março, que vão agora receber entre 50 e 395 dólares de indemnização. Um valor foi contestado por alguns queixosos, mas o juiz que apreciou o acordo não considerou pertinentes os argumentos que contestavam a qualidade do acordo já alcançado.

Quando foi apresentado pelo antigo responsável de design da Apple, Jony Ive, o teclado borboleta foi caraterizado como uma evolução que tinha permitido à marca criar os seus portáteis mais finos de sempre, sem comprometer a estabilidade ou a experiência da escrita. Nos anos em que manteve o teclado, a marca fez várias alterações para tentar corrigir os problemas de design que vieram a revelar-se, sem nunca ser completamente bem-sucedida.