O retro gaming é uma fatia do mercado que continua a apelar não apenas aos jogadores nostálgicos, mas aqueles que procuram experiências mais simples e apelativas. Em 2015, Kevin Bates pediu ajuda à comunidade de crowdfunding do Kickstarter para dar vida ao Arduboy, uma consola portátil baseada na plataforma Arduino, com um design e funcionalidades inspiradas no Game Boy da Nintendo.

Se a consola já era pequena, oferecendo um ecrã OLED de 1,3 polegadas, mas não ultrapassando o tamanho de um cartão bancário, Kevin Baites voltou à plataforma para pedir financiamento para uma versão Mini. O Arduboy Mini não é maior que duas moedas encostadas, mas mantém as mesmas funcionalidades da versão original, incluindo o seu ecrã. Trata-se de um pequeno OLED monocromático, com uma resolução de 128x64 pixéis.

O Arduboy Mini herda a biblioteca de jogos acumulados nos últimos anos, ou seja, cerca de 300 títulos produzidos em formato open source, desde propostas de plataformas, ação, mini-golfe, FPS, entre outros. A consola tem um design exposto, sem capas de proteção, para inspirar os utilizadores a explorar o seu hardware e código para produzir conteúdos. Em breve vão ser disponibilizados esquemas de capas para impressão 3D.

Arduboy Mini

Esta é, aliás, uma consola portátil que obriga os seus utilizadores a terem algum conhecimento de eletrónica para explorar a fundo o seu potencial. Não tem qualquer altifalante incorporado ou acesso a bateria. Pelo contrário, assinala os pontos de contacto de solda para a bateria e altifalantes, para que os utilizadores encontrem e introduzam as suas opções. Por outro lado, pode simplesmente alimentar a portátil através de uma bateria portátil via USB-C. O criador diz que todo o circuito de carregamento da bateria está presente na placa, incluindo todos os pontos de solda.

A pequena consola tem um processador ATmega32u4 de 16 MHz e um design composto por seis botões, quatro deles para simular um D-pad e os outros dois para ações nos jogos. Na traseira da consola tem ainda um botão de reset, para aceder ao menu de acesso aos 300 títulos pré-instalados, criados pela sua crescente comunidade. Aqui pode aprender a programar para a consola e criar os seus próprios jogos através de tutoriais que são disponibilizados online.

Veja na galeria imagens da consola:

O preço pedido pela consola é de 29 dólares, no seu primeiro nível de oferta. Pode optar por diferentes cores da placa de circuitos, incluindo uma edição especial em grafiti, que custa 34 dólares. A portátil também pode ser adquirida em lotes de 10, caso seja necessário. É que esta foi criada para ser mais acessível em cenários académicos, onde se ensina a programar e a criar jogos através de hardware de 8 bits. O seu design aberto permite aos alunos aprenderem também o que cada componente faz.

No momento de escrita deste artigo, mais de 730 utilizadores participaram no crowdfunding, amealhando mais de 45 mil dólares, dos 10 mil pedidos para financiar o projeto e a faltar uma semana para o final. A consola pode ser enviada para qualquer parte do mundo, estando prevista chegar em junho de 2023.