Aquela que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e dona do segundo maior motor de busca mundial juntou-se às mais de 70 empresas que fazem parte do consórcio Partnership on AI (PAI),
Criada há dois anos, a iniciativa tem como objetivo garantir padrões de segurança e boas práticas no uso da Inteligência Artificial (IA), levar a uma reflexão sobre os riscos potenciais da IA, bem como pretende desenvolver diretrizes éticas em relação aos projetos que envolvam esta tecnologia de forma a que não violem as convenções internacionais ou os direitos humanos.
A maior parte das empresas que fazem parte do consórcio são norte-americanas, entre as quais estão incluídas o Facebook, Amazon, Apple, Microsoft, Sony, Intel, Google, DeepMind e IBM e a entrada da tecnológica chinesa acontece numa altura em que se vive um momento de choques políticos e comerciais entre os dois países.
"A admissão da Baidu representa o início da entrada do Partnership on AI na China. Continuaremos a adicionar novos membros chineses e de todo o mundo à medida que crescemos", disse o grupo em comunicado.
Apesar do confronto, as empresas norte-americanas expandiram a sua presença na China, enquanto a Baidu e outras empresas chinesas lançaram laboratórios de pesquisa de inteligência artificial nos EUA. A Google, Amazon e Microsoft também abriram laboratórios de IA na China em 2017.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários