Para além do Unreal da Epic Games, o Unity é atualmente um dos motores de jogo mais utilizados pelos produtores, pela sua versatilidade e pouco peso nos sistemas, sendo o favorito para criar projetos para dispositivos mobile. O Unity ganha agora uma nova responsabilidade ao ser utilizado na construção do simulador da Baidu para testar o seu sistema de veículos autónomos.

Todas as empresas integrantes no Apollo Plan, um sistema aberto para a tecnologia global de condução autónoma, poderão aceder ao simulador da Unity. Segundo o Engadget, o simulador em tempo real permite digitalizar a fase de desenvolvimento das tecnologias autónomas, oferecendo vantagens às fabricantes. Entre elas a possibilidade de simular situações extremas da condução, sem danos ou pessoas magoadas, tal como um videojogo.

Imprevistos como animais ou crianças a cruzarem-se em frente ao veículo são impossíveis de testar na realidade, mas através do simulador pode-se criar “níveis infinitos de detalhe através do motor da Unity”, explica o responsável do projeto.

Outra vantagem do simulador é a possibilidade de testar vários cenários em simultâneo e paralelo, acelerando o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma. Nesse sentido, é recolhida mais informação e de forma mais rápida do que os testes feitos na estrada. O simulador foi alimentado com diferentes elementos digitalizados do ambiente real, desde sinais de trânsito, condições meteorológicas distintas e circulação de pedestres.