A criptomoeda mais popular do mundo tem apresentado um comportamento mais estável ao nível do valor, mas olhando para a evolução do preço do Bitcoin essa estabilidade acaba por ser negativa. Ao longo dos últimos meses que a moeda digital tem vindo a perder valor e ontem, 14 de janeiro, atingiu o valor mais baixo desde outubro de 2013.



O Bitcoin chegou a valer menos de 170 euros – negociando abaixo dos 200 dólares -, o que apesar de ser um valor respeitável, está longe dos 1.000 dólares que a moeda já chegou a atingir no final de 2013.



Em causa estará ainda o ataque feito ao mercado Bitstamp e que comprometeu a carteira de moedas digitais de alguns utilizadores, o que pode ter iniciado uma nova temporada de “descrença” relativamente ao Bitcoin.



Mas há um outro indicador alarmante para os que seguem a moeda. Uma das empresas que se dedica à mineração de bitcoins, a CEX.IO, chegou mesmo a suspender a atividade por considerar que não compensava financeiramente a sua produção.



É de recordar que os bitcoins tornam-se cada vez mais difíceis de produzir e que são necessárias grandes unidades de processamento e uma grande quantidade de energia para conseguir “desbloquear” novos bitcoins.



No entanto o negativismo sentido nos últimos tempos não tem abalado a onda positiva de empresas relacionadas com a divisa digital e como salienta o Mashable, nos últimos meses várias startups ligadas a esta área têm conseguido investimento de vários milhões de dólares, o que significa que existem muitos agentes económicos que acreditam no futuro das moedas digitais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico