O consórcio europeu BlockStart liderado pela Bright Pixel anunciou as 10 startups selecionadas nas áreas de fintech, retalho e TIC que vão desenvolver os seus protótipos durante os próximos quatro meses. Os protótipos escolhidos poderão ser implementadas por duas PMEs portuguesas, a Vawlt, com soluções de otimização de gestão e armazenamento de dados, e a Azzur Portugal, especialista em contabilidade, consultoria de negócios, assessoria fiscal e recuperação de empresas. Já as startups que virem as suas soluções escolhidas, poderão receber um financiamento máximo em equity free e mentoria de 20 mil euros.

A primeira call do projeto europeu que quer promover a adoção da tecnologia de blockchain pelas pequenas e médias empresas (PMEs) na região fecha assim a sua primeira call, depois de na edição de 2019 da Web Summit ter pré-selecionado um projeto para participar no programa. Entre 90 startups de 30 países como candidatas, apenas 20 foram selecionadas e 10 tiveram luz verde para passar para a fase de desenvolvimento de protótipo. Após este período, os cinco melhores projetos serão implementados pelas PME participantes.

O momento do pitch decorreu na semana passada e reuniu mais de 70 participantes, entre startups, PME e outros peritos. Dada a atual pandemia de COVID-19, o evento foi adaptado para um formato online, tendo sido realizadas 42 reuniões de matchmaking entre as startups de blockchain e as PME participantes.

Bright Pixel lidera consórcio europeu com a missão de dar a conhecer o potencial da tecnologia blockchain
Bright Pixel lidera consórcio europeu com a missão de dar a conhecer o potencial da tecnologia blockchain
Ver artigo

Para além das duas PMEs portuguesas, também as CAM Engineering, CopyRage, Latitudo 40, Lift4Food, ELDRO TECHNOLOGIE, Tickets for Good, We Encourage e a Poljoprivredno Gazdinstvo poderão implementar os projetos que estão agora a ser desenvolvidos e introduzir a tecnologia de blockchain nos seus serviços.

O consórcio, liderado pela Bright Pixel em parceria com a comunidade tecnológica F6S e a consultora de inovação CIVITTA, irá decorrer ao longo dos próximos dois anos, durante os quais serão lançadas mais duas calls. A próxima está agendada para julho.