O Brasil foi o país escolhido pela Intel para fabricar o seu PC de baixo custo, já anunciado pela empresa americana e que irá posicionar-se no mercado como concorrente ao equipamento que irá nascer do projecto One Laptop Per Child, coordenado por Nicholas Negroponte.



A escolha do Brasil é justificada pelos baixos custos de produção que o país é capaz de oferecer, mas deverá também ter pesado na decisão o facto de ser um dos países visados pelo programa do responsável do MIT, e o país que já acolheu o piloto realizado pela Intel.



A agência noticiosa Estadão garante que o Governo de Lula da Silva não tem ainda tomada uma decisão relativamente ao fabricante a escolher, mas é objectivo do Governo arrancar já no próximo ano com a iniciativa que levará um milhão de PCs às crianças pobres do Brasil, residentes em regiões remotas e onde o acesso à tecnologia e mesmo à educação é difícil ou quase inexistente.



Nicholas Negroponte foi o primeiro a mediatizar um projecto que levasse as TIC aos mais novos, através de um esforço coordenados de fabricantes e governos que permitiria colocar no mercado produtos a preços em torno dos 100 dólares, que servissem como ferramentas educativas.



A ideia mereceu o interesse das Nações Unidas e o apoio de várias entidades mas ainda não se traduziu em equipamentos comerciais. Está em marcha um piloto com terminais pré-comerciais, mas os modelos para produção em larga escala só deverão chegar em 2007.



No Brasil, garante o Estadão, a dúvida do Governo permanece entre a opção pelo computador de 100 dólares de Negroponte, pelo Classemate da Intel (que custará cerca de 400 dólares), ou pelo equipamento da fabricante indiana Encore, o Mobilis.



O Classmate tem vindo a ser desenvolvido pelos laboratórios da Intel ao longo dos últimos 2 anos e estará pronto no primeiro trimestre do próximo ano. Entretanto foi já desenvolvido um piloto com o equipamento que usou 130 crianças e 46 máquinas. O fabrico dos equipamentos vai ficar a cargo da Positivo Informática e da CCE.



Notícias Relacionadas:

2006-11-22 - One Laptop per Child apresenta primeiros computadores e prevê início da produção em massa para 2007