A Microsoft anunciou hoje em comunicado o cancelamento da edição “física” da Build 2020, e a Apple acabou por fazer o mesmo com a WWDC, depois de muitos rumores que apontavam para o adiamento.

O palco da conferência de programadores da gigante de Redmond passa de Seattle, nos Estados Unidos, para a internet, nas mesmas datas que já estavam definidas: de 19 a 21 de maio.

"A segurança da nossa comunidade é uma prioridade. À luz das recomendações de segurança de saúde para o estado de Washington, faremos o nosso evento anual Microsoft Build para programadores de forma digital, em vez de um evento com pessoas", referiu a empresa no comunicado. "Esperamos reunir o nosso ecossistema de programadores neste novo formato virtual para aprender, partilhar e programar em conjunto”.

Mapa mantém informação de todos os encerramentos provocados pela COVID-19 em Portugal
Mapa mantém informação de todos os encerramentos provocados pela COVID-19 em Portugal
Ver artigo

 A conferência de programadores da Apple, a Worldwide Developers Conference (WWDC) estava marcada só para junho, mas a empresa decidiu não arriscar e transformar o evento numa apresentação puramente online. "A atual situação de saúde exigiu que criássemos um novo formato para a WWDC 2020", explica a Apple em comunicado.

É neste evento que a Apple normalmente apresenta novos produtos, e novas versões dos seus sistemas operativos, e este ano era aguardada com expectativa a possibilidade de lançamento de um novo iPhone que substituiria o iPhone SE.

As duas conferências juntam-se assim à larga lista de cancelamentos ou adiamentos já anunciados no universo tecnológico - e não só -, e também à lista daqueles que, tal como outros, optaram pela versão digital.

Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Covid-19: Como se estão a preparar as principais empresas portuguesas?
Ver artigo

O mesmo vai acontecer com a edição deste ano da Game Developers Conference, que vai ter versão online, assente numa série de streamings gratuitos e gravações das palestras que estavam planeadas para os dias 16, 17, 18, 19 e 20 de março.

A organização da E3 também optou por cancelar o evento que acontecia em junho e terá, igualmente, na mesa de discussão, a variante digital.