
Na Assembleia Digital 2018, em Sófia, os três países juntaram-se à rede colaborativa europeia cujo objetivo é a criação de uma rede de autoestradas prioritárias para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, baseada em redes 5G.
A ideia é testar a tecnologia de condução autónoma de terceiro nível (com um condutor presente) em estradas que liguem a Bulgária, a Grécia e a Sérvia, através do corredor corredor Salónica - Sófia - Belgrado, e também as redes 5G que começam a tornar-se realidade já em 2019 em algumas cidades europeias.

Alguns países já estão mais avançados neste projeto de criação de uma rede de testes de carros autónomos, nomeadamente a França, a Alemanha e o Luxemburgo com um corredor comum entre o Luxemburgo, Metz e Merzig.
Também a Noruega, Finlândia e Suécia já têm esta iniciativa em vigor com o corredor E8 entre Tromsø (Noruega) e Oulu (Finlândia) e o corredor E18 entre Helsínquia, Estocolmo e Oslo. Portugal e Espanha juntaram-se à lista em abril deste ano, com Vigo e Porto e Évora e Mérida a serem os dois "corredores" onde vai ser testada a tecnologia de carros autónomos europeus baseados na rede 5G.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Drones integrados em automóveis elétricos? DJI e BYD já testam tecnologia na China -
App do dia
Tapestry é uma app para ter tudo o que gosta num só lugar -
Site do dia
Jogo online ensina como pequenas escolhas podem impactar saúde e ambiente até 2050 -
How to TEK
Tem o Instagram inundado de posts de contas que não segue? Ponha as sugestões em pausa
Comentários