O projeto de desenvolver corredores entre vários países europeus está em marcha e a assinatura do acordo entre Portugal e Espanha, hoje durante a conferência Digital Day que está a decorrer em Bruxelas, é mais um passo para a criação de uma rede de autoestradas prioritárias para o desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma, baseada em redes 5G.

Portugal já estava na lista anunciada em setembro com a divulgação da iniciativa, juntando-se a uma série de países que vão avançar nesta primeira fase de testes.

O acordo conta com o compromisso dos estados membros e da indústria para iniciar os testes em várias estradas, incluindo os corredores Portugal-Espanha já referidos, mas também Metz-Merzig-Luxemburgo; Roterdão-Antuérpia-Eindhoven; o corredor entre a Noruega e a Finlândia, conhecido como a E8 Aurora Borealis que passa entre Tromsø e Oulu; e ainda a Nordic Way, entre a Suécia, Finlândia e Noruega.

tek map carros autónomos

A ideia é testar a tecnologia de condução autónoma de terceiro nível (com um condutor presente) em estradas que liguem dois países europeus e também as redes 5G que começam a tornar-se realidade já em 2019 em algumas cidades europeias.

Alguns países já estão mais avançados neste projeto de criação de uma rede de testes de carros autónomos, nomeadamente a França, Alemanha e Luxemburgo, que já anunciaram a criação de um corredor conjunto entre o Luxemburgo, Metz e Merzig. A Noruega, Finlândia e Suécia também já estão avançar com os corredores entre  Tromsø (Noruega) e Oulu (Finlândia) e o corredor E18 entre Helsínquia, Estocolmo e Oslo, enquanto a Holanda e a Bélgica se centram no corredor Roterdão- Antuérpia- Eindhoven.

A Bulgária está a trabalhar com a Grécia e a Sérvia no corredor Thessaloniki – Sophia – Belgrado e a Itália já revelou a intenção de avançar com três regiões do tirol num corredor que passa pela autoestrada de Brenner, que recebe mais de 60 milhões de veículos todos os anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.