Foi organizado um bundle com 991 videojogos indie pela Necrosoft Games que pode adquirir pelo valor mínimo de 10 dólares. Todas as receitas geradas pela sua venda revertem a favor de organizações que estão a ajudar as vítimas da Ucrânia pela invasão da Rússia. O valor é o mínimo que pode pagar, mas os utilizadores podem pagar qualquer valor acima do pedido.

O bundle está disponível no Itch.io até ao dia 18 de março, com o objetivo de alcançar 1 milhão de dólares. No fecho deste artigo tinha sido alcançado 44% do objetivo, a faltar ainda 10 dias para o fim da campanha. Foi angariado até agora cerca de 449,5 mil dólares, de quase 30 mil utilizadores, numa média de 15 dólares de pagamento.

itch.io Ucrânia

“O povo da Ucrânia está sob ataque. Como developers de videojogos queremos criar novos mundos, não destruir aquele que temos. Por isso unimo-nos para apresentar este bundle de caridade para ajudar os ucranianos a sobreviver a esta invasão e prosperar depois da guerra acabar”, lê-se na página de venda.

A organização refere que esta causa criou eco em torno dos criadores em todo o mundo e por isso, além dos jogos, o bundle inclui RPGs de mesa, livros digitais, banda desenhada, música e outros projetos doados por cerca de 700 estúdios e criadores.

As receitas serão repartidas entre duas instituições de caridade: a International Medical Corps que tem prestado ajuda médica na região; e a Voices of Children, uma organização ucraniana que ajuda crianças a lidar com o horror da guerra, PTSD, reajuste escolar, etc.

Veja na galeria alguns dos jogos disponíveis neste bundle

E a extensa lista inclui vários títulos que por si já justificariam o valor pedido. Celeste, Superhot, Skatebird, Sundered, Backbone, Minit são alguns dos nomes sonantes do pacote. Até o estúdio português Nerdy Monkeys oferece a versão inglesa da sua aventura point & click, Murder in the Hotel Lisbon. Todos os jogos incluídos estão à venda em separado, uma vez que não foram aceites títulos gratuitos ou free-to-play.

De notar que os jogos disponíveis neste bundle não dá acesso a chaves para o Steam ou qualquer outro serviço digital. Todos os jogos são acedidos a partir da conta da Itch.io através de download direto.