Um protocolo estabelecido entre a Capgemini Portugal e a Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) visou proporcionar aos docentes do ensino secundário interessados a participação numa acção de formação em Linux que decorrerá ainda antes do início do próximo ano lectivo.



A ANPRI está neste momento em processo de promoção do protocolo junto dos seus membros, tendo já começado a aceitar inscrições para a acção de formação que terá a duração de uma semana e que decorrerá simultaneamente em várias regiões do país, segundo declarações ao TeK de um porta-voz da associação. Excepcionalmente, a ANPRI está também a aceitar inscrições de docentes que não sejam seus associados.



"Este é um projecto pioneiro e de grande amplitude, à escala nacional, que demonstra o nosso claro empenho na crescente profissionalização dos docentes de informática", refere António José Lourenço Ramos, presidente da ANPRI, em comunicado.



Depois de terminada a semana de formação em Linux, ficará disponível uma linha de esclarecimento de dúvidas junto de Departamento de Formação da Capgemini Portugal, asseguram as entidades envolvidas.



O objectivo do curso delineado pela Capgemini Portugal passa por garantir que os professores se sintam à vontade para leccionar sobre o sistema operativo e facultar conhecimentos que permitam aos docentes efectuar a administração dos sistemas do próprio estabelecimento de ensino. "Esta acção pretende essencialmente contribuir para que os profissionais do Ensino Secundário estejam rapidamente preparados para transmitir os conhecimentos aos seus alunos e ao mesmo tempo se sintam confortáveis com esta nova ferramenta", indica Sónia Rosa, responsável do departamento de formação da Capgemini Portugal.



O alargamento do protocolo a outro tipo de acções de formação fica previsto, estando no entanto dependente da escolha por parte do Ministério da Educação acerca do software a instalar nas escolas do país e a integrar o programa curricular, salienta a Capgemini no comunicado que fez chegar à imprensa.



Notícias Relacionadas:

2004-07-07 - Utilizadores Linux do ISEP divulgam open source nas escolas do Porto