As televisões da sala de estar dividem-se cada vez mais entre a utilização para assistir a filmes e séries, como para jogar videojogos. E foi a pensar nessa utilização dupla que a LG decidiu investigar uma solução híbrida no seu mais recente protótipo que vai mostrar durante a CES, que começa na próxima semana.

Trata-se de uma televisão com um ecrã OLED de 48 polegadas que tem a particularidade de se transformar em dois formatos: plano para quando assiste a conteúdos televisivos e curvo para uma maior imersão durante as sessões de gaming. Torna-se assim uma tradição revelar novos conceitos de televisão durante o certame tecnológico, que este ano será exclusivamente online devido à pandemia de COVID-19.

No ano passado, a fabricante revelou a televisão de ecrã enrolável a partir do teto, como parte de um conceito que andava a trabalhar nos últimos anos. E um desses modelos com ecrã enrolável já chegou ao mercado sul coreano, o LG Signature OLED R, com um preço de 87 mil dólares. Ainda para esta edição, a LG tem na bagagem uma nova linha de televisores LCD suportada pela nova tecnologia de ecrãs com Mini-LEDs, designada por QNED.

O novo modelo híbrido apresenta tecnologia de som Cinematic Sound OLED (CSO) que faz o ecrã vibrar para produzir o áudio. A ideia da mudança do ecrã é manter o seu aspeto plano quando se assiste séries e filmes, visto que a imagem se torna mais desconfortável quando projetado num display curvo. Mas para os jogos, interativos a 360 graus, ter uma curvatura de imagem ajuda a ter uma experiência mais imersiva.

Na verdade, a LG está a promover o protótipo como uma televisão de gaming, com as diversas funcionalidades técnicas. O ecrã pode fazer uma curvatura até 1 milímetro e destaca-se pela sua taxa de atualização a 120 Hz, obrigatório para quem pretende jogar os títulos compatíveis a 120 FPS, como o mais recente Call of Duty, tanto na PS5 como Xbox Series X. No entanto, essa taxa de refrescamento será variável mediante a utilização, começando nos 40 Hz aos 120 Hz e um tempo de resposta de 0,1 milissegundos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.