Abre amanhã oficialmente portas uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. O Consumer Electronic Show, em Las Vegas, é a primeira montra do ano para a tecnologia e as primeiras novidades já desfilam desde a semana passada, entre informações oficiais e não oficiais.



Ontem e hoje muitas empresas mostram as novidades de que se vinha falando, como a Nvidia, que ainda no domingo revelou os detalhes de uma estratégia para 2013 fortemente centrada nos dispositivos portáteis.



Uma consola de marca própria e uma nova versão da plataforma de processamento Tegra (a 4) foram as novidades mais importantes desta espécie de pontapé de saída para o rol de anúncios que se espera nos próximos dias.



Hoje Intel, LG, Sharp, Panasonic, Samsung, Cisco, Huawei e Fujifilm (pelo menos) apresentarão mais novidades, nas respetivas conferências de imprensa.



Os temas em destaque nestes anúncios estão também relacionados com os telemóveis, os tablets e o multimédia, especialmente a área das televisões. Aqui esperam-se, sobretudo, novidades na área do ultra-HD e dos ecrãs OLED, como a LG acaba de apresentar.



Ficará também mais claro o esforço dos fabricantes para não repetirem erros do passado e garantir a interoperabilidade de formatos e tecnologias, de forma a acelerar a massificação de oportunidades de negócio, como são a da televisão inteligente. Isso revela o anúncio hoje da adesão de novas empresas à Smart TV Alliance.



A semana espera-se por isso animada, mesmo com as ausências de peso de alguns gigantes do sector, como a Microsoft, a Google ou a Apple (que participou pela última vez na CES em 2008). A dona do Windows foi durante anos uma presença forte em Las Vegas, onde Bill Gates ou Steve Ballmer abriam o evento, partilhando uma visão sobre o futuro da tecnologia. A tradição foi iniciada por Gates há mais de uma década. Este ano o palco principal será de Paul Jacobs, CEO da Qualcomm.



Nesta edição de 2013, a CES conta com 2,5 mil expositores, que mostram produtos de 160 países. O espaço ocupado por quem não dispensou marcar lugar nesta feira é o maior de sempre: 1,87 milhões de metros quadrados para acolher o lançamento de 20 mil produtos.



A tecnologia para a vida do dia a dia é o conceito na base da feira, por onde passaram alguns dos anúncios mais relevantes da história recente da tecnologia, como o lançamento do formato de vídeo Blu-ray, vários dispositivos 4G e televisões de alta definição.



A CES prolonga-se até 11 de janeiro e fica desde já a garantia de que o TeK lhe vai dar conta das principais novidades anunciadas neste espaço ou em eventos paralelos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira