A Ayaneo é uma fabricante de consolas portáteis que já dava cartas ainda antes da Steam Deck traduzir o conceito da Nintendo Switch ao ecossistema PC. O seu próximo lançamento será o Ayaneo Slide, uma consola portátil que já tinha sido anunciada no início do ano, que tem como principal atrativo, além da sua configuração de hardware, o teclado físico. A fabricante diz que o novo modelo herdou a sua aparência elegante das versões anteriores e um ecrã de alta qualidade, mas promete expandir a experiência portátil com o teclado físico.

Os interessados na nova portátil já podem registar-se na página da campanha no Indiegogo, com a vantagem de comprarem a consola pelo preço inaugural (early-bird), que ainda não foi revelado.

Veja na galeria imagens da Ayaneo Slide

O teclado é o principal destaque da consola, disponível em formato deslizante, ou seja, o ecrã desliza para cima libertando um pequeno teclado físico ergonómico, com diferentes efeitos de luz, ideal para comunicar em jogos online com outros jogadores ou simplesmente escrever o que desejar. A fabricante diz que ao deslizar o ecrã é possível ajustar o seu ângulo de utilização para melhor conforto de utilização da consola.

Estão ainda disponíveis algumas informações técnicas, incluindo o ecrã IPS flutuante de 6 polegadas e com uma resolução de 1080p. O ecrã tem ainda 400 nits de brilho, 120% de compatibilidade de cores sRGB e 85% de DCI-P3.

A consola é alimentada por um processador AMD 7840U e uma bateria de 45,62 Wh. O sistema apresenta duas colunas estéreo com tecnologia Hyper Sound, um dissipador de calor personalizado e ainda giroscópio de 6 eixos.

Veja o vídeo 

A interface da portátil é composta por dois sticks analógicos e um d-pad, assim como quatro botões de ação semelhantes ao esquema da Switch (embora troque de lugar o A pelo B e o X pelo Y). A marca diz que os analógicos têm um sistema que previne as habituais avarias de “drift” registado em outros comandos. A consola apresenta a interface AyaSpace 2, facilitando a navegação pelo Windows no pequeno ecrã, oferecendo o acesso a definições rápidas e personalização de gameplay.

Apesar de ainda não ter preço, olhando para os anteriores modelos da portátil não será difícil adivinhar que poderá ser uma consola cara. A topo de gama, Ayaneo 2, começava nos 949 dólares e a versão mais artilhada podia custar 1.549 euros, preços de “early bird”. E de considerar que a Slide tem um processador mais recente que o anterior AMD 6800U, que por si já era superior ao hardware da Steam Deck.