Em maio, a Microsoft já tinha anunciado que o Windows 11 ia ter o seu próprio Copilot com inteligência artificial, dando início aos testes da integração no sistema operativo em junho. Agora, a gigante tecnológica anuncia o próximo passo na unificação das suas funcionalidades “alimentadas” por IA.

De acordo com a Microsoft, o Copilot no Windows 11 passa a estar disponível a mais pessoas, em modo preview, com a próxima atualização gratuita do sistema operativo, que chegará a 26 de setembro. O Copliot vai começar também a ser disponibilizado no Microsoft 365, Bing e Edge durante o último trimestre deste ano. O Microsoft 365 Copilot em específico chegará a mais clientes empresariais a 1 de novembro.

Clique nas imagens para ver as novidades a caminho do Windows 11, Bing e Edge

Note-se no entanto que, ao contrário da América do Norte e de alguns territórios na Ásia e América do Sul, os países da Espaço Económico Europeu (EEE) não se incluem na lista de primeiros mercados a ter acesso ao Copilot no Windows 11. 

Ao SAPO TEK, fonte oficial da Microsoft explica que o Copliot estará disponível nestes países assim que a empresa conseguir cumprir as regras europeias, em particular, o Regulamento dos Mercados Digitais. "O nosso objetivo é disponibilizar o Copilot do Windows na EEE o mais rapidamente possível", afirma, acrescentando que este é um processo que ainda está em desenvolvimento e em colaboração com a Comissão Europeia.

"A Microsoft já começou a testar e a implementar mudanças para fazer com que certos serviços cumpram totalmente o Regulamento dos Mercados Digitais até março de 2024", realça a empresa.

A empresa descreve que a próxima atualização do Windows, com mais de 150 novos recursos, como uma das mais ambiciosas de sempre, levando o “poder” do Copilot e das experiências suportadas por IA para aplicações como o Paint, Fotos ou Clipchamp.  No Windows 11, o Copilot estará disponível na barra de tarefas, ou através da combinação de teclas Windows e C.

Veja o vídeo

Além de capacidades para desenho e criação digital com IA, o Paint passa a incluir uma nova funcionalidade de camadas e remoção de fundo e uma preview do Cocreator que traz opções com IA generativa para a aplicação.

Já na app de Fotos há espaço para recursos com IA que prometem facilitar a edição das fotografias. A pesquisa com fotos armazenadas em contas do OneDrive foi melhorada para dar aos utilizadores a possibilidade de encontrarem o que procuram mais rapidamente.

Em destaque estão também novidades no Bloco de Notas, que vai começar a guardar automaticamente qualquer sessão e a restaurar os separadores abertos anteriormente; no Windows Backup; e ainda no Outlook para Windows.

Bing e Edge com mais formas de interagir com a web

A par do sistema operativo, a Microsoft anunciou também novas funcionalidades com IA para o Bing e Edge. Para respostas mais personalizadas, o histórico de conversas vai guardar resultados de pesquisa e, a partir do Bing e Edge será também possível encontrar itens que quer comprar online com a integração do Copilot no Microsoft Shopping. Ainda a propósito de compras online, a empresa detalha que, em breve, também poderá usar uma foto ou imagem salva como ponto de partida para fazer novas aquisições.

Novo DALL-E 3 da OpenAI é “alimentado” pelo ChatGPT e traz melhorias na criação de imagens
Novo DALL-E 3 da OpenAI é “alimentado” pelo ChatGPT e traz melhorias na criação de imagens
Ver artigo

O DALL-E 3, o mais recente modelo de criação de imagem a partir de texto da OpenAI, foi integrado no Bing Image Creator. O Microsoft Designer segue o mesmo caminho, para facilitar o processo de edição das imagens geradas por IA.

Seguindo as suas medidas de uso responsável de IA generativa, a Microsoft adicionou credenciais de conteúdo, através de métodos criptográficos, que colocam uma marca de água digital invisível em todas as imagens geradas por IA no Bing, incluindo a data e hora em que foram originalmente criadas.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação relativa à disponibilidade do Copilot do Windows 11 nos países do Espaço Económico Europeu.