O mapa de lançamentos da Intel para 2010 destinados ao desktop já circula na Internet. As novidades são as esperadas, com a imprensa internacional a destacar, como protagonistas, a nova tecnologia de integração de 32 nanos e os modelos Clarkdale.

A chegada dos Core i5 “S”, dos i3 e dos i9 “Gulftown” concentram a maioria das atenções.

A nova sub-marca para os Core i5 utilizará a denominação “S” deixando cair o TDP (Termal Design Power) de 95W para 82W, o que significa que exigirão menos arrefecimento, serão mais silienciosos e terão um consumo mais baixo.

Baseados na tecnologia Clarkdale, os Core i3 incluirão suporte HyperThreading, mas não terão função Turbo Boost, aparecendo inicialmente nas “versões” Core i3 530 (2,93 GHz) e Core i3 540 (3,06 GHz).

Para o segundo trimestre do ano está prevista a chegada dos processadores de seis núcleos, Core i9, conhecidos pelo nome de código “Gulftown”, os modelos mais potentes da série, mas também os mais caros.

Está igualmente pensado o lançamento de microprocessadores Core i5 de dois núcleos, que se somarão à oferta de quatro núcleos. Os Core i5 660, por exemplo, irão dos 3,33 GHz aos 3,6 GHz, enquanto a velocidade relógio dos Core i5 650 irá dos 3,2 GHz aos 3,46 GHz.