Com a IFA à porta, as principais fabricantes de hardware têm revelado novas linhas de monitores, como recentemente a HyperX que se estreou no segmento com propostas articuladas. E já não basta o aumento da taxa de refrescamento como principal característica de gaming. A tendência atual parecem mesmo ser os ecrãs curvos, como a Samsung que acaba de lançar o monitor de gaming Odyssey Ark, um gigante de 55 polegadas que pode ser usado na vertical. A LG e a Corsair pretendem também seguir essa tendência e têm novos modelos para mostrar na IFA.

No caso da LG, em antecipação ao evento de tecnologia, revelou o seu primeiro monitor com ecrã OLED curvo, mantendo a taxa de refrescamento elevada a 240 Hz. O modelo LG 45GR95QE tem um ecrã com 45 polegadas curvo desenhado especificamente para experiências de gaming mais imersivas. E este é o seu primeiro modelo da gama UltraGear, a linha de acessórios premium para gaming da fabricante coreana.

Veja na galeria imagens dos novos monitores da LG

O modelo tem uma resolução de 3440x1440, com um rácio de 21:9, suportando tecnologias HDR10 e conetividade HDMI 2.1. Além da curvatura 800R, que pretende cobrir melhor a visão periférica dos jogadores, este oferece um sistema anti-brilho e baixas reflecções para diminuir as distrações durante as partidas.

Este não é o único monitor da LG, a marca revelou ainda o modelo UltraFine Display Ergo AI, com um ecrã de 31,5 polegadas, com uma resolução 4K, destacando-se a sua câmara embutida para monitorizar o nível do olho, ajustando automaticamente a sua altura e inclinação de forma inteligente, para evitar que os utilizadores se mantenham muito tempo na mesma posição. O ecrã cobre 95% da gama de cores DCI-P3 e reprodução HDR. Pretende ser uma solução sobretudo para profissionais, em complemento às suas workstations.

Curiosamente, o novo monitor da Corsair, que pretende ser inovador, foi construído em parceria com a LG, utilizando a tecnologia de ecrã da fabricante coreana. Trata-se de um monitor de 45 polegadas, com 1440p de resolução batizado de Xeneon Flex. A grande novidade é a possibilidade de poder usá-lo num formato tradicional plano ou então, encurvá-lo até 800R. Os utilizadores podem simplesmente encurvá-lo à mão, usando duas pegas laterais, mudando assim de forma mediante as suas necessidades.

Veja na galeria imagens do Corsair Xeneon Flex

O modelo Xeneon Flex 45WQHD240 tem um ecrã com um rácio de 21:9 e a fabricante diz quem em poucos segundos os utilizadores podem transformar a sua visão plana de trabalho para um mundo imersivo de um videojogo. Tal como a proposta da LG, o monitor tem um tratamento anti-brilho para reduzir reflecções, assim como tecnologia de redução de luzes azuis nocivas. Apresenta 1.000 nits de pico de brilho, um contraste de 1.350.000:1, 240 Hz de taxa de refrescamento e resposta de 0,03 ms. É compatível com NVidia G-Sync e AMD FreeSync Premium.

O SAPO TEK está a acompanhar todas as novidades da IFA 2022 que este ano se realiza em Berlim de 3 a 6 de setembro, mas com várias conferências e dias reservados à imprensa que antecipam os lançamentos das principais marcas. Acompanhe tudo através do Especial IFA 2022

Clique nas imagens para mais detalhes