A pandemia de COVID-19 obrigou a população a adaptar-se a uma nova realidade, sobretudo a lidar com o confinamento e a relação com outras pessoas. O teletrabalho e o ensino em casa fazem agora parte do quotidiano de muitas famílias. Se houve necessidade de adaptação aos contextos profissionais, certamente que a preocupação de ocupar o tempo livre, aquele que por norma é gasto nas saídas de casa, “obrigam” a novas ideias.

A fotógrafa britânica Helen Bartlett, embaixadora da Canon e especialista em retratos de família acredita que este momento de distanciamento social é histórico e por isso merece ser documentado. Sejam os cortes de cabelo “desajeitados” feitos em casa, ao tempo investido a preparar as refeições em casa.

Nesse sentido, a fotógrafa deixa algumas dicas para captar as melhores fotografias em casa. Em primeiro lugar, deve encontrar uma história que quer contar, que incluem as memórias que deseja guardar, o registo dos dias que ninguém tirou o pijama, quando todos estão sentados no sofá a ver um filme ou mesmo as conversas “banais” à mesa durante as refeições. Pode realçar esses momentos com um ajuste na composição, utilização de uma objetiva diferente ou criar novos estilos de edição.

A segunda dica que deixa é tentar que todos os membros da família participem nas iniciativas. Apesar de nem todos se sentirem confortáveis frente às câmaras, a fotógrafa diz que um bom truque é montar um tripé numa das áreas comuns da casa, como a sala ou a cozinha, junto à mesa de jantar, por exemplo, para que capte os momentos subtis sem perturbar as rotinas. Dê uso ao temporizador para explorar novas possibilidades.

Por outro lado, esta pode ser uma oportunidade para experimentar novas técnicas e estilos de fotografia. Helen Bartlett refere que prefere o preto e branco, nos seus gostos pessoais, mas os utilizadores podem agora usar os seus familiares como cobaias para descobrir novos caminhos fotográficos. É ainda incentivado a experimentar fazer o oposto do que faz habitualmente: usa grandes angulares e faz close-ups com efeitos bokeh? Faça o contrário, capte de um ângulo mais baixo, como se estivesse a contar a história da perspetiva de uma criança ou animal de estimação… Procure novos ângulos e capte fotografias de locais de onde nunca se lembraria fazer.

Procure situações naturais, como o banho das crianças ou os pulos em cima da cama, ou porque não, as chamadas no Zoom com os avós. A especialista refere que fotografias com ecrãs dentro de ecrãs são desafios divertidos de composição que poderá treinar.

Por fim, um desafio mais elaborado: a impressão de fotografias e a composição de uma montagem. A facilidade com que guardamos as fotografias digitais e nos esquecemos delas é enorme, até que alguém nos peça para as ver. Assim, em casa, terá certamente mais tempo para imprimir as melhores fotografias, dando uma melhor experiência a seguir a evolução enquanto fotógrafo. Peça ajuda à família para emoldurar as melhores colagens da família e dessa forma mais tarde recordar os melhores momentos.