A Electronic Arts (EA) quer dar mais destaque à representação feminina nos seus videojogos, em particular, no que toca aos títulos desportivos, e anunciou duas grandes novidades. A primeira trata-se da próxima fase da parceria entre a EA e a Ladies Professional Golf Association (LPGA). Já a segunda relaciona-se com a estreia de Alex Scott, ex-jogadora da seleção da Inglaterra de futebol feminino, como comentadora no jogo FIFA 22.

O jogo EA SPORTS PGA TOUR, que será lançado na Primavera de 2022, contará com o Amundi Evian Championship, organizado pela LPGA, como um dos seus cinco principais campeonatos de golfe.

Em comunicado, a EA explica que, para representar com mais autenticidade a diversidade que é possível encontrar na modalidade, a equipa que desenvolveu o jogo trabalhou com um grupo diversificado de profissionais de golfe, incluindo a ex-golfista Iona Stephen, que também se estreará a ser a primeira comentadora feminina no jogo.

Jin Young Ko, golfista profissional e vencedora da edição de 2019 do Amundi Evian Championship, será também uma das jogadoras incluídas no título. "O golfe feminino está a crescer tão rapidamente e ter-nos incluído neste jogo é uma grande oportunidade para chegar aos fãs de todo o mundo”, enfatiza Jin Young Ko.

O Amundi Evian Championship é uma das muitas adições ao EA SPORTS PGA TOUR como parte da parceria de longo prazo da EA com a LPGA. Os jogadores terão ainda a oportunidade de se aventurarem pelo mundo do golfe no papel de várias golfistas atletas femininas, bem como criar a sua própria golfista através da recém-remodelada funcionalidade “Cria um jogador”.

Alex Scott faz a sua estreia como primeira comentadora de FIFA

FIFA 22: trailer oficial e outras novidades anunciadas
FIFA 22: trailer oficial e outras novidades anunciadas
Ver artigo

Ainda em julho, a EA anunciou que o próximo jogo da série FIFA vai chegar ao mercado no dia 1 de outubro, para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Google Stadia. Agora, chega a revelação de que Alex Scott, que já teve a sua figura incluída como uma das jogadoras em FIFA 16 e FIFA 17, fará parte da equipa de comentadores de FIFA 22.

"Este é um grande momento para a FIFA, para o futebol e para as mulheres e raparigas em todo o mundo", afirma a ex-jogadora que, ao longo da sua carreira acumulou 140 internacionalizações pela Inglaterra, representou a equipa do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de 2012. "A representação é crucial e a inclusão de uma comentadora de língua inglesa na FIFA está a mudar o jogo. O impacto que terá é simplesmente estratosférico”.

“Embora seja a primeira emissora feminina de língua inglesa a figurar na FIFA, certamente não serei a última. Sei que isto é apenas o início de uma representação mais forte do futebol feminino da EA SPORTS e da comunidade do futebol como um todo", acrescenta.

Recorde-se que, no que toca às novidades que chegam ao FIFA 22, destaca-se a tecnologia Hypermotion, que, segundo a EA, permitiu gravar, pela primeira vez, os movimentos de 22 jogadores em ação, durante um jogo de futebol e criar animações mais realistas. Ao todo são mais de 4 mil novos movimentos que os jogadores poderão experienciar, em comparação com FIFA 21.

Outra das novidades é o FUT Heroes, criado para ampliar a quantidade de ícones no modo de jogo Ultimate Team. A versão standard de FIFA 22 vai custar 79,99 euros e a Ultimate Edition 99,99 euros. Ambas as versões estão já disponíveis em pré-reserva, caso as compre antecipadamente terá a possibilidade de jogá-las quatro dias antes do seu lançamento oficial.