
O autoproclamado Estado Islâmico está a compensar o facto de não ter acesso à tecnologia bélica mais avançada e a utilizar o que tem à sua disposição para combater as forças de segurança do Iraque que estão a tentar recuperar a cidade de Mosul.
Uma fotografia publicada no Twitter por um utilizador que se identifica como sendo analista de segurança da Horizon Client Access, especializado nas regiões do Iraque e do Curdistão, mostra um drone de quatro hélices, igual a qualquer outro que se pode encontrar numa loja de eletrónica de consumo, modificado para servir de lançadores de explosivos, como granadas.
Nice shot of the improvised release mechanism ISIL is using to drop grenades from commercial off the shelf UAVs https://t.co/Lj8Ltx0arQ pic.twitter.com/KCuzhUbndb
— Alex Mello (@AlexMello02) 11 de janeiro de 2017
Existem também outros registos de que estes drones estão a ser utilizados frequentemente pelos extremistas islâmicos.
Uma foto publicada por Mitch Utterback (@mitchell.utterback) aJan 12, 2017 às 8:53 PST
De acordo com as informações avançadas pelo Engadget, já se sabia que o Daesh estaria a recorrer a este tipo de sistemas aéreos não-tripulados para bombardear zonas ocupadas pelas forças iraquianas e do Curdistão, mas ainda não tinham sido divulgadas imagens.
Na semana passa, o site noticioso curdo Rudaw dizia que estes drones armadilhados já teriam causado baixas civis. Contudo, ainda não há indícios de que o Estado Islâmico esteja a usar estes veículos para lançar agentes químicos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários