A Earth-i confirmou este fim-de-semana o sucesso do lançamento do protótipo do satélite CARBONITE-2. O aparelho é uma versão de teste mas, em breve, será utilizado para formar uma constelação de satélites capaz de transmitir vídeo a cores e em tempo real da superfície da Terra.

Este CARBONITE-2 integra uma câmara Ultra HD que será utilizada para registar imagens em 4K de vários cantos do mundo ao longo dos próximos meses. As fotografias e os vídeos servirão para atestar a ideia da empresa que quer provar a viabilidade do seu conceito.

“A constelação Vivid-i vai introduzir capacidades que nunca vimos antes, incluindo vídeo a cores e um streaming de vídeo de alta qualidade diretamente do espaço, de forma a que possamos utilizar estes recursos para melhorarmos não só o nosso planeta, mas também as nossas vidas”, disse Josef Aschbacher, diretor de programas de observação da Terra na Agência Espacial Europeia.

Apesar de ainda não existir qualquer registo de imagem do CARBONITE-2, estas imagens, gravadas pela primeira versão do satélite, podem dar-lhe uma ideia das suas capacidades.