A HP anunciou a assinatura de uma declaração ambiental que junta a fabricante e um conjunto de outras empresas a operar na área dos consumíveis de impressão, na missão de disponibilizar informação ambiental ao consumidor.



Esta aliança, que já era uma realidade para outras áreas tecnológicas (como o hardware) estende-se agora aos consumíveis de informática para permitir que os consumidores tenham noção dos impactes ambientais das suas escolhas.



"O principal objectivo [da declaração] passa por responder às questões ambientais mais solicitadas pelo consumidores e formar uma fonte abrangente de informação ambiental de produto padronizada e comparável", explica um comunicado.



A Declaração Eco TI para os Consúmiveis de Impressão prevê a disponibilização pelas empresas de informação sobre o peso dos cartuchos, informação sobre a utilização de substâncias perigosas nos consumíveis de impressão, segurança do material, existência de programas de reciclagem, entre outras.



A verificação da conformidade dos dados apresentados com as práticas de facto, definidas num contrato assinado pelas empresas aderentes, fica a cargo de uma terceira entidade que periodicamente faz a sua avaliação.



A Declaração Eco de TI para produtos de hardware precede a nova declaração dirigida aos consumíveis de impressão. Existe há cerca de 10 anos e conta com a adesão de 80 por cento da indústria. Surgiu da necessidade de dar resposta a um conjunto de questões ambientais que consumidores e empresas colocavam relativamente à actividade da indústria de hardware.



Notícias Relacionadas:

2007-01-11 - Tecnológicas preocupadas com o ambiente lançam guia myGreenElectronics.org