Se usa um computador Windows, Mac ou Linux e tem a versão 19.0.0.207 ou uma mais antiga do Adobe Flash, saiba que está exposto a ataques de piratas informáticos. Foi encontrada uma nova falha de segurança no plugin que permite aos crackers ganharem total acesso ao computador das vítimas.

Num boletim de segurança a Adobe confirma que a falha já está a ser explorada por cibercriminosos, mas salienta que os ataques dizem respeito a “alvos e usos limitados”. A tecnológica não esconde no entanto que este é um problema grave e que é classificado como “crítico”.

Na mesma informação a Adobe salienta que ainda hoje, 16 de outubro, deve ser disponibilizada uma atualização para o Flash que vai corrigir a vulnerabilidade. É por isso recomendado que faça o update assim que possível.

Várias empresas têm aos poucos deixado de apoiar o Flash e têm migrado para tecnologias mais modernas, como o HTML5. O Twitch é o mais recente exemplo, mas também a Google, a Mozilla e o Facebook deram ‘recados’ claros de que o Adobe Flash é uma tecnologia que está condenada a desaparecer da Internet - pelo menos nos moldes em que tem existido até agora.