http://imgs.sapo.pt/gfx/112922.gif
Desenvolvido por engenheiros indianos, os computadores de baixo custo Simputer vão, segundo os responsáveis pelo projecto, desempenhar um papel fundamental na democratização da utilização da informática a partir de Maio próximo, altura em que serão disponibilizados.



O custo de aquisição deste equipamento - que tem o aspecto de um PDA e que utiliza o sistema operativo de distribuição livre Linux - é de aproximadamente 290 euros, ou seja, três vezes menos do que o preço de um qualquer outro computador, ou aproximadamente 340 euros caso opte pelo modelo com ecrã a cores.



Quanto à denominação Simputer, esta surge da combinação de "Simple, Inexpensive and Multilingual Computer" – simples, barato e multilingue. O equipamento pode, por exemplo, auxiliar os agricultores a seguir os preços dos produtos, disponibilizando também um sistema de reconhecimento de voz para as populações analfabetas.



Segundo afirmou à agência de notícias Reuters o director da sociedade Encore Software que dirige o projecto com a organização sem fins lucrativos Simputer Trust, Vinay Deshpande, o objectivo é produzir 50 mil Simputers no primeiro ano, elevando depois a fasquia para os 300 mil e os 500 mil exemplares nos próximos dez anos.



Notícias Relacionadas:

2002-02-05 - Nações Unidas colocam Global Digital Opportunity Initiative no terreno

2002-01-24 - Comissão Europeia quer utilizar TIC na luta contra a pobreza

2001-11-23 - Nações Unidas apostam nas novas tecnologias para combater pobreza

2001-07-15 - Apoiar estudantes pode impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias