A equipa FC Portugal 3D venceu, outra vez, a liga europeia de futebol robótico simulado a três dimensões. Com 83 golos marcados e nenhum sofrido, a equipa portuguesa voltou da Alemanha com um registo imaculado e com mais um título para acrescentar aos outros 24 que já conseguiu na área do futebol robótico simulado.



A FC Portugal 3D é constituída por elementos das universidades de Aveiro (UA), Porto (UP) e Minho (UM).



A liga europeia de futebol robótico simulado 3D funciona da mesma forma que o futebol tradicional. Mas em vez de haver pessoas em campo, existem robôs com aspeto humanoide e que são criados num ambiente tridimensional. Ou seja, o jogo é completamente gráfico.



Um dos destaques da competição vai para o facto de nenhuma equipa de programadores poder interferir com o jogo robótico. Isto é, toda a programação tem que ser feita antes e depois é esperar pelo apito final. A FC Portugal 3D disputou 14 jogos, tendo vencido 12 e empatado os outros dois.

Além da parte desportiva, o objetivo da competição é estimular as equipas a desenvolverem sistemas inteligentes, como ocupação de posição em campo, e jogadas de “laboratório”.



A RoboCup Germany Open 2014, que aconteceu na primeira semana deste mês, foi ainda palco do Running Challenge da Simulação 3D, competição que a equipa portuguesa também conquistou. Aqui o objetivo era fazer com que os robôs simulados em 3D conseguissem correr tal como os humanos. A avaliação foi feita com base na velocidade que os elementos conseguiam atingir e no tempo em que cada robô conseguia estar com os pés no ar durante o compasso da corrida.



Em comunicado é ainda revelado que atualmente está a decorrer no Irão uma competição de futebol robótico de tamanho médio, sendo a equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, a representante nacional.



Nota de redação: corrigida uma gralha sobre a equipa que está a representar Portugal no Irão, como apontado por um leitor


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico