Desde que foi lançada em Setembro passado, a IBM e a Intel conseguiram reunir o interesse de mais de 100 empresas em redor da especificação BladeCenter, uma norma aberta que disponibiliza gratuitamente a fabricantes e parceiros de negócio IBM as especificações de design dos servidores blade para que possam desenvolver produtos compatíveis com os mesmos.




Emulex, Ranch Networks e Tarari são alguns dos fabricantes de hardware que recorreram à especificação para criar os seus produtos, segundo o adiantado pela IBM.




A Emulex está a usar a especificação para desenvolver host bus adapters (HBAs) em fibra óptica, que espera comercializar a partir do início de 2005, enquanto a Ranch Networks está a criar um blade para controlo de rede. A Tarari, segundo explicou a IBM, pretende tornar os seus circuitos especializados compatíveis com o sistema BladeCenter.




Com a Intel do seu lado, a IBM "abriu" o design dos seus sistemas blade no passado mês de Setembro, com o objectivo de convencer mais fabricantes a construírem os seus produtos em redor do BladeCenter.




Actual líder do mercado deste tipo de servidores, a IBM espera que o seu design se transforme na norma prevalecente para a indústria, dando-lhe um maior avanço face à sua rival HP. A IBM vendeu mais de 100 mil sistemas blade Intel Xeon, alcançando uma quota de mercado de 44 por cento, segundo dados da IDC, enquanto a HP segue com 32 por cento de quota. Também de acordo com dados da IDC, um em cada quatro servidores vendidos em 2007 será do tipo blade.




Notícias Relacionadas:

2004-09-02 - IBM e Intel revelam especificações de servidores blade para ganhar mercado


2002-02-17 - IBM e Intel colaboram na produção de servidores blade

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.